Geral

ES possui o maior número de municípios com Abrigo Institucional ou Casa-Lar do país

Até 2013, 61 municípios capixabas possuíam abrigos institucionais Foto: Divulgação/Prefeitura

O Espírito Santo destacou-se entre as unidades da federação com o maior número de Abrigo Institucional ou Casa-Lar do país. Até 2013, 61 municípios capixabas ofereciam o serviço, o que representa o maior percentual do país, com 78,2%. Os dados fazem parte do levantamento Perfil dos Municípios Brasileiros (Munic) – Assistência Social – 2013, divulgado quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além disso, quando o assunto são os Abrigos Institucionais e Casas-Lar destinados, especificamente, ao acolhimento de crianças e adolescentes, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional. Ao todo, são 89 unidades distribuídas em 58 municípios (74,4%), perdendo apenas para o Rio de Janeiro, com 75%.

Com relação aos idosos, a porcentagem dos municípios com Abrigos Institucionais ou Casa-Lar era de 39,7% no Espírito Santo (20,3% no Brasil), constituídas de 39 unidades distribuídas em 31 municípios.

Centros de proteção social especial para pessoas com deficiência e idosos estão em 6,4% dos municípios

Outro serviço analisado pela pesquisa é o oferecimento de unidade de média complexidade, conhecida como Centro-Dia, criada para abrigar atividades de proteção social especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias. 

No Espírito Santo, em 2013, foram contabilizados 4 Centros-Dia, públicos ou conveniados, presentes em 4 municípios (5,1% do total). O Sudeste é a região com a maior cobertura, ainda restrita, no entanto, a apenas 9,1% dos seus municípios.