Apesar do baixo índice de analfabetismo do Estado, com número inferior a 8% entre pessoas com idade superior a cinco anos, apenas 9% da população capixaba consegue ingressar na faculdade. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios, que em 2013 estudou 3849 pessoas de 24 municípios do ES.
O estudo mostra que entre os analfabetos, 63,4% têm mais de 40 anos e que 24,5% parou de estudar ao concluir o ensino médio. Segundo a PNAD, 26% dos entrevistados ainda estudam: 61% têm idade entre cinco e 15 anos e 5,6% tem mais de 30.
A maioria dos estudantes – 79% – frequentam escolas públicas. A divisão de gênero foi igual: metade dos estudantes pesquisados eram mulheres e metade, homens.
Pesquisa por amostragem
O levantamento das estatísticas regionais e nacionais que formam a PNAD serve de instrumento para formulação, validação e avaliação de políticas orientadas para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria das condições de vida no Brasil. O estudo, realizado anualmente em todos os estados brasileiros, investiga características gerais da população, de educação, trabalho e renda, além de outras com periodicidade variável, de acordo com as necessidades de informação para o País.