O incêndio que aconteceu na tarde do último domingo (28) no Parque Estadual de Itaúnas, em Conceição da Barra, Norte do Estado, pode ter sido intencional, segundo o Corpo de Bombeiros da região.
“Aquela região não tem rede elétrica, e não têm residências nas proximidades, isso acaba tendendo para o intencional”, disse o major Cristiano responsável pela ocorrência.
Ainda é preciso esperar a pericia que será feita pelos Bombeiros, mas a suspeita que prevalece é que o incêndio foi provocado.
O incêndio começou às 15h30 de domingo (28) e por volta das 21h30 a primeira guarnição dos Bombeiros chegou ao local. A demora aconteceu porque as equipes estavam contendo um outro incêndio no município de Jaguaré, também Norte do Estado. O incêndio se alastrou rápido e atingiu uma grande área do Parque Itaúnas, há informações que pelo menos 40 hectares foram devastados pelo fogo. As chamas só foram controladas por volta de 1h15 desta segunda-feira (29).
O fogo chegou a se aproximar da vila de Itaúnas, e segundo o major Cristiano, o que impressionou foi que muitas casas e pousadas que existem na região da vila são de madeira, o que poderia ter provocado uma tragédia maior na região.
De acordo com o diretor técnico do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), Elias Morgan, o fogo se alastrou rapidamente devido ao calor intenso e os ventos fortes que atingem a região. “Graças a Deus, a nossa equipe, os Bombeiros e os voluntários o incêndio foi controlado”, falou Morgan.
Segundo o diretor do Iema, o Corpo de Bombeiros segue investigando a origem do fogo e as equipes do Iema se preparam para fazer o relatório identificando a fauna e flora atingida.