Moradores de Vitória realizaram um protesto contra a poluição atmosférica, causada pelo popular “pó preto”, na manhã deste domingo (18). A manifestação ocorreu na orla de Camburi, e foi organizada pelas redes sociais. A concentração teve início por volta das 08 horas.
A Central de Videomonitoramento de Vitória não pode confirmar o número exato de participantes. Os manifestantes levaram cartazes e máscaras respiratórias.
Para tentar solucionar o incômodo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Seama) anunciou, na última sexta-feira (16), quatro medidas para melhorar a qualidade do ar na Grande Vitória.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Rodrigo Júdice, disse que vai enviar ofício às empresas solicitando um Plano de Contingência informando quais ações podem ser tomadas, além das que já estão sendo feitas para a redução das emissões da poeira sedimentável, também chamada pela população de pó preto.
O documento deverá ser enviado na próxima segunda-feira (19), e os convocados terão prazo de 30 dias para se manifestarem. Todas as propostas passarão por avaliação técnica no Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema).