Cerca de 100 agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias de Viana, na Grande Vitória, protestaram na manhã desta segunda-feira (27), em frente à sede da prefeitura do município.
Com faixas, os manifestantes interditaram parcialmente a Avenida Florentino Avidos.
Na última semana, na Serra, os agentes também fizeram uma manifestação.
Os manifestantes pedem o cumprimento da lei federal número 12.994, aprovada em junho de 2014, que determina o piso nacional da categoria. A lei determina um salário-base no valor de R$ 1.014, mas a prefeitura de Viana paga R$ 750, segundo a categoria.
Com carro de som e panfletagem, os agentes afirmam que não veem uma negociação efetiva com a prefeitura. “Ele diz que não quer negociar com a gente. O prefeito diz que não vai pagar. Mas, mesmo assim, nós estamos aqui reivindicando um direito e esperamos que ele negocie”, diz o diretor da secretaria de condições de trabalho do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindisaúde-ES), Anderson Alves.
A prefeitura de Viana foi contatada pela equipe de reportagem do jornal online Folha Vitória. Assim que a administração divulgar um posicionamento sobre o caso, uma nota será acrescida ao texto.