Cerca de 40 agentes comunitários de saúde e agentes de combate à endemias da Serra protestaram na manhã desta quinta-feira (16), no bairro Laranjeiras. Apesar da manifestação, de acordo com a Guarda Municipal, não houve registros de retenção no trânsito.
Os manifestantes pedem o cumprimento da lei federal número 12.994, aprovada em junho de 2014, que determina o piso nacional da categoria. A lei determina um salário-base no valor de R$ 1.014, mas a prefeitura da Serra paga R$ 816, segundo a categoria.
Com carro de som e panfletagem, os agentes esperavam poder negociar com a prefeitura. “Nós chegamos a conversar com o Executivo e a prefeitura ofereceu pagar o salário-base somente em 2016, e a categoria não aceita isso. Nós estamos hoje nas ruas alertando a população e pedindo apoio para nossa categoria”, diz a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindisaúde-ES), Geiza Pinheiro.
Com faixas e carro de som, os manifestantes fizeram uma passeata pela Avenida Central, a principal de Laranjeiras, na Serra. De acordo com a Guarda Municipal da Serra, os cerca de 40 manifestantes não interditaram a avenida completamente.
A secretaria de Saúde da Serra foi procurada pela equipe de reportagem do jornal online Folha Vitória, mas até a publicação desta reportagem, não obtivemos retorno.