Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (2), revelou que 42,6% dos domicílios do Espírito Santo têm pelo menos um cachorro ou gato de estimação.
O número de casas com animais de estimação no Espírito Santo segue uma tendência nacional. No país, quase metade dos domicílios têm pelo menos um cachorro, o equivalente a 52,2 milhões de caninos.
No Espírito Santo, a cada 1 mil domicílios, 426 residências têm um gato ou cachorro de estimação. A pesquisa revelou, também, que do total de cães e gatos, 77,6% foram vacinados contra raiva nos últimos 12 meses.
Já a população estimada de gatos no Brasil é de 22,1 milhões, quase 1,9 gato por domicílio.
Pesquisa: brasileiros preferem cães a gatos, diz IBGE
As informações fazem parte da PNS (Pesquisa Nacional de Saúde) 2013 – Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências. O estudo é feito em parceria com o Ministério da Saúde, o leva em conta a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) Contínua.
Em relação à amostra, foram selecionados 81.767 domicílios no país e, de acordo com a pesquisa, existiam no Brasil 65,1 milhões de domicílios e 200,6 milhões de pessoas. A densidade domiciliar de 3,1 moradores corresponde ao número médio de moradores por domicílio.
Com informações do portal R7.