Os professores municipais de Vila Velha suspenderam o estado de greve por 15 dias, mas fizeram novo protesto nesta tarde de quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores. Em passeata cerca de 400 pessoas caminharam para o local para usarem a tribuna livre.
Segundo uma das diretoras do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes), de Vila Velha Jerusa Maria Gujanwski na próxima semana haverá outros protestos.
“Dia 23 a partir das 6h30 vamos parar a Terceira Ponte no sentido Vila Velha, Vitória. Dia 24 vamos para a Escola Parque participar da Audiência Pública, e no dia 25 vamos para a Região Cinco para falar das mazelas daquela região e ler uma carta aberta”.
A diretora reclama que até o momento os professores não foram procurados pelo prefeito Rodney Miranda. Os professores reivindicam 13,99% de aumento que, segundo eles, é a reposição necessária para recompor as perdas com a inflação. Em assembleia realizada nesta manhã, os professores decidiram suspender por 15 dias o estado de greve.
A Secretaria de Educação do município informou que está em constante diálogo com a categoria e vai esperar os resultados da assembleia da categoria para se manifestar.
Na Serra a situação do magistério municipal é mais grave. Lá os professores atuam em operação tartaruga com aulas reduzidas. Cerca de 70% da categoria aderiu à greve. O diretor do Sindiupes da Serra Jean Carlos Nunes afirmou que até o momento ninguém foi chamado para conversar com o prefeito e não há previsão para acabar com a greve.
A Prefeitura da Serra alegou que a greve foi considerada ilegal pela Justiça e garante que está para ser aprovado pela Câmara Municipal o projeto de lei que propõe um aumento acumulado de 9,26%, parcelado em três vezes, para atender à Lei de Responsabilidade Fiscal. Com o reajuste, a PMS passa a oferecer o maior salário aos professores graduados e pós-graduados entre os municípios da Grande Vitória, bem como maior valor de auxílio-alimentação entre os municípios da Região Metropolitana.
Em Cariacica na quinta-feira (18) a rede municipal de ensino se reúne para votar o reajuste do auxílio alimentação, na Câmara Municipal do Município. A Prefeitura de Cariacica respondeu por meio de nota que está em diálogo constante com a categoria e com o sindicato e neste ano já foi aprovado 3,5 % de reajuste. O vale alimentação foi instituído em dezembro de 2013 e reajustado em maio de 2015 com efeito retroativo a janeiro de 2015. Esse reajuste será pago na folha de pagamento de Junho.