A passagem de ônibus do Sistema Transcol pode ficar mais cara ainda este ano. O GVBus está finalizando os cálculos para fazer o pedido de reajuste junto à Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). O aumento deveria ter acontecido no começo do ano, data base para o reajuste anual, mas não aconteceu.
O reajuste segundo GVBus é necessário já que o contrato com o Governo completou um ano em agosto. O valor ainda não foi definido e será levado em consideração itens que compõem a planilha de base para cálculo do índice do reajuste, como diesel e mão de obra.
As 11 empresas que compõem o Sistema Transcol investiram R$ 200 milhões na aquisição de cerca de 700 novos ônibus para renovar a frota.
A Ceturb-GV informou que após análise da planilha de custos das empresas que compõe o consorcio do Transcol, são feitos estudos técnicos que verificam os critérios apresentados para o aumento do valor da passagem.
Depois do estudo o pedido é encaminhado para Conselho Gestor dos Sistemas de Transportes Públicos Urbanos de Passageiros da Região Metropolitana da Grande Vitória (CGTRAN/GV), que tem a participação de membros de vários segmentos da sociedade – estudantes, rodoviários, empresários e governo.