Geral

Colatina decreta situação de emergência por causa da seca

Em todo Estado mais de 40 municípios decretaram situação de emergência ou estado de calamidade por conta da estiagem, segundo relatório da Defesa Civil

Segundo a prefeitura, alguns reservatórios tiveram pelo menos 60% de redução do volume Foto: Divulgação/Prefeitura

O município de Colatina, no noroeste do Estado está enfrentando uma grave crise, principalmente na zona rural, por conta da seca. De acordo com a prefeitura, os índices pluviométricos registrados no ano de 2014 foram de 691,4 mm, e em janeiro de 2015, 0,7 mm. O volume é bem a abaixo da média histórica que é próxima a 1.000 mm.

Na última quarta-feira (23) o município decretou situação de emergência. Segundo a prefeitura, alguns reservatórios tiveram pelo menos 60% de redução.

Ainda de acordo com a prefeitura, a produção agropecuária já foi comprometida em algumas atividades, como por exemplo: 5% na olericultura (cultivo de hortaliças) e fruticultura; 40% na cafeicultura; 30% na produção leiteira e 20% na cultura da cana-de-açúcar.

De acordo com um relatório da Defesa Civil Estadual 46 municípios decretaram situação de emergência ou calamidade pública no Espírito Santo por conta da estiagem. A maioria no início do ano nos meses de janeiro e fevereiro.