Geral

Incêndio em área ambiental de Vitória pode ter sido provocado por religiosos

A seca e estiagem está contribuindo para os focos de incêndio aparecerem. Até a área de turfa na Serra, voltou a ter focos e a fumaça voltou a incomodar moradores

Cabana foi encontrada no meio da vegetação Foto: Divulgação

Diversos focos de incêndio atingiram a Grande Vitória nesta sexta-feira (09), entre eles um chamou atenção pela possibilidade de ter sido provocado por ação humana. O Morro do Itapenambi, uma das três maiores reservas ambientais de Vitória, foi tomado pelo fogo. 

Na região foram encontrados uma espécie de cabana improvisada, uma mochila, dois cobertores, uma bíblia e restos de uma fogueira. O material pode ter sido deixado por um grupo religioso que sobe o morro para fazer orações e admirar a paisagem. 

O fogo foi controlado e uma varredura por toda a área foi feita para extinguir os focos de incêndio. Os bombeiros estão usando técnicas de irrigação no local para que as chamas não ressurjam. 

No Morro do Moxuara, em Cariacica o incêndio ainda não foi controlado. Um helicóptero do Notaer está sendo usado para o combate. As equipes deverão retornar no sábado (10) pela manhã.

Na Serra, a área de turfa continua sendo monitorada, os focos são apagados mas retornaram. Assim que a fumaça surge as equipes entram em ação para acabar com o problema que tem acontecido há vários meses.   

FOGO NA TURFA RETORNA

Em fevereiro deste ano, o problema da turfa atingiu uma área de um milhão e 500 mil metros quadrados e afetou a população de pelo menos sete bairros na Serra. Juntos, homens do Corpo de Bombeiros, representantes da Prefeitura da Serra e voluntários trabalham intensamente com mangueiras, enxadas, enxadões e escavadeiras, na tentativa de eliminar o focos de incêndio.

Já foram abertas cinco canaletas com 300 metros de comprimento e um de largura e um de profundidade que são alagados para combater o fogo. O Corpo de Bombeiros tem usado mais de 90 mil litros de água por dia. A água usada não é potável, vem da Estação de Tratamento de Esgoto de Furnas.