Geral

Retrato da seca: vídeo mostra imagens impressionantes do Rio Doce em Colatina

Rogério ainda conta que o que mais chamou atenção nas gravações, foi observar a situação do Rio em um plano aéreo. “Olhar o rio de cima foi assustador

O vídeo mostra imagens do Rio Doce completamente assoreado Foto: Reprodução

Parecia um deserto. Essa é a fala do produtor do vídeo com mais de 110 mil visualizações que mostra a triste realidade do Rio Doce, em Colatina. Com um único plano, o vídeo de um minuto e cinco segundos, mostra um homem correndo sobre um banco de areia, por onde se estendia o Rio Doce, mas que, atualmente, é possível fazer uma caminhada de 300 metros.

De acordo com o idealizador, Rogério Sarmenghi, introduzir um homem no vídeo faz parte do trabalho de conscientização. “Queria introduzir o ser humano na situação, pois ele é a principal causa dessa seca”, alegou.

“Se a gente conscientizar de que a água é um recurso limitado, a gente vai saber usar. O desmatamento, o assoreamento, tudo isso contribui para que o que o Rio esteja nessa situação”, alertou.

Rogério ainda conta que o que mais chamou atenção nas gravações foi observar a situação do Rio em um plano aéreo. “Olhar o rio de cima foi assustador. Parece um deserto, e isso é o que mais assustou a gente”, relembrou.

Para que o projeto se tornasse possível, o “Rio Doce Por Um Fio” foi produzido junto com TK 1 Filmes e Goltara Filmes, e contou com a participação do atleta Murilo Loureiro. Para fazer as imagens, um drone foi utilizado pela equipe. “Num primeiro momento, você não poderia imaginar que ele [o atleta] estaria correndo no leito de um rio, mas com o drone foi possível mostrar a dimensão do problema e sem cortes”, explicou.

“Rio Doce Por Um Fio” foi feito para impactar as pessoas e o vídeo cumpriu o objetivo, já que ele tem mais de 110 mil visualizações e 4 mil compartilhamentos. “Quando repercute, é porque atingiu o objetivo. O vídeo precisava de um apelo dramático, é para tocar as pessoas para que elas se sintam parte do problema e tomem uma atitude”, disse.

Assista ao vídeo!

Rogério alega que com a repercussão, ele tem notado que as pessoas estão preocupadas com a seca.  “A maioria das mensagens são das pessoas que escrevem algo ao compartilhar nas suas redes sociais. Elas comentam o que elas acham que seria importante fazer para ajudar a salvar o rio”, comentou.

No facebook, o vídeo se tornou sucesso em todo o Estado. Em 24 horas, ele já tinha 50 mil visualizações, o que não era esperado, como conta Rogério. “Não esperávamos. Nossa expectativa era de 30 mil visualizações. Quiseram até comprar o vídeo, mas não fizemos para vender”, defendeu.

Prejuízos

O Rio Doce, no Norte do Estado, sofre com o assoreamento e a pesca está sendo afetada na região de Regência, em Linhares. A falta de chuva e as ações predatórias do homem contribuem para a degradação do maior curso d’água do Sudeste brasileiro. A TV Vitória sobrevoou a região a bordo do Trovão Azul e pode ver a dimensão do problema.