Geral

Colatina volta a captar água do Rio Doce após passagem da lama

A prefeitura acredita que dentro de três dias abastecimento estará normalizado em toda a cidade. A distribuição de água mineral em 16 pontos ainda serão mantidas

A água do Rio Doce voltou a ser captada na madrugada desta segunda-feira (23) Foto: Divulgação/Governo

A água do Rio Doce voltou a ser captada, na madrugada desta  segunda-feira (23), em Colatina. De acordo com a prefeitura, análises confirmaram resultado positivo dentro dos padrões da legislação, ou seja, ela já pode ser tratada e distribuída para consumo.

A distribuição acontecerá de forma gradativa e, segundo a administração, ainda será preciso entre dois e três dias para que o reabastecimento seja normalizado em toda a cidade.

Enquanto isso não acontece, o município vai continuar os trabalhos com carros-pipa captando água de uma lagoa e levando para as estações de tratamento.

A prefeitura também informou que a distribuição de água mineral para população será mantida até o completo reabastecimento.

De acordo com a Samarco, até o dia 20 de novembro, cerca de 50,9 milhões de litros de água foram entregues para a população. A distribuição em 16 pontos da cidade é feita com o apoio da Defesa Civil, do Exército e da Polícia Militar.

O abastecimento de água na cidade foi interrompido na quarta-feira (18), após o município parar de captar água do Rio Doce por conta da lama que segue pelo rio após o rompimento da barragem de Marina, Minas Gerais.

Na manhã desta segunda-feira (23) a prefeitura dará uma coletiva de imprensa para apresentar mais detalhes sobre o retorno da captação de água no município e os resultados dos testes que foram realizados.