Geral

Com estoques baixos, Hemoes convida mulheres a doarem sangue no Dia Internacional da Mulher

O Hemoes informou que precisa, principalmente, de doações do sangue tipo O negativo. O Dia Internacional da Mulher pode ser uma oportunidade para a solidariedade

Hemoes: sangue O negativo está com os estoques mais baixos Foto: Divulgação/Internet

O Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes) abastece 51 serviços de saúde, entre hospitais e agências transfusionais. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) aproveita o Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima terça-feira (8), para convidar as mulheres a prestarem solidariedade para doar sangue. A secretaria informa que o Hemoes precisa, principalmente, de sangue O negativo.

Por duas vezes, a Rede Vitória encabeçou a campanha “Tempo de Doar”, do Espírito Santo Solidário. Durante dois meses, os programas e telejornais da TV Vitória/Record, além do jornal online Folha Vitória, deram destaque ao tema e incentivaram a doação de sangue.

As mulheres podem doar sangue até três vezes ao ano, com espaço mínimo de três meses entre cada doação. As doadoras frequentes sabem que devem respeitar esse intervalo, mas ainda há muitas mulheres que nunca doaram sangue, outras que pularam uma doação ou outra, e esta pode ser uma oportunidade para doar.

“A demanda de sangue é grande na rede hospitalar. Todos os dias, centenas de pessoas precisam passar por transfusão de sangue, e, uma vez que sangue não se compra, contamos com a boa vontade da população. É muito importante a doação dos tipos mais raros, em especial de O negativo, que pode ser transfundido em pessoas que tenham qualquer outro tipo de sangue. Mas sempre precisamos de todos os tipos”, argumenta o coordenador geral do Hemoes, Clio Venturim.

Quem pode doar

São vários centros disponíveis para doação Foto: Divulgação

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. Doadores frequentes não podem deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e, como já mencionado, de três em três meses para mulheres.

O voluntário deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Onde doar

Unidade do Hemoes em Vitória

>> Telefones: 27 3636 7900, 27 3636 7920 ou 27 3636 7921;
>> Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória;
>> Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h30, e aos sábados, das 7h às 17h.

Unidade de Coleta à Distância da Serra

>> Telefones: 27 3338 7880 ou 27 3338 7373
>> Endereço: Avenida Eudes Scherrer Souza, s/nº (anexo ao Hospital Estadual Dório Silva);
>> Horário de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h30.

Hemocentro de Linhares

>> Telefones: 27 3171 4361, 27 3171 4363 ou 27 3171 4362;
>> Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce)
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de Colatina

>> Telefone: 27 3177 7930
>> Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Hemocentro Regional de São Mateus

>> Telefone: 27 3767 4135;
>> Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington;
>> Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h30.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (Sesa)