A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) vai decidir na próxima quarta-feira (27) se adere ou não ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A decisão fica a cargo do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Ufes, que se reúne a partir das 14 horas, no campus de Goiabeiras, em Vitória.
Atualmente, a Ufes divide o vestibular em duas etapas. Na primeira fase, os estudantes realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na segunda, passam pelas provas discursivas elaboradas pela própria universidade.
Se optar pelo Sisu, a Ufes vai adotar o Enem como fase única para ingresso na universidade, e estudantes de todo Brasil podem concorrer. O possível aumento na concorrência é um dos pontos debatidos pelos alunos.
Em março deste ano, a universidade se reuniu com a sociedade, alunos e professores em um seminário para discutir a possível adesão.
Ainda será decido na reunião, se a Ufes adotará o sistema ainda este ano ou no próximo. A reunião será fechada e apenas membros do Cepe poderão participar.