Geral

Facebook lança ferramenta para ajudar pessoas com depressão

O novo serviço da rede social consiste em passar orientações para aqueles que forem indicados por amigos ou que peçam ajuda voluntariamente

O que é postado na rede social pode indicar sintomas de depressão Foto: Divulgação

Quem passeia pela timeline do Facebook nota que, além do compartilhamento de fotos ou vídeos, as pessoas usam a rede social para expressar opiniões e sentimentos. Mas, de acordo com especialistas, o que é postado na rede social pode indicar sintomas de depressão.

Pensando nisso, o Facebook lançou, na última terça feira (14), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV), um novo serviço chamado "Prevenção de suicídio", que consiste em passar orientações para aqueles que forem indicados por amigos ou que peçam ajuda voluntariamente.

A utilização do serviço pode ser de duas maneiras. A primeira é acessar a página do serviço e enviar as informações para uma equipe do Facebook. A outra forma é ajudando outra pessoa que, supostamente, esteja passando por essa situação.

Quando um amigo postar algo que indique tendência à depressão ou a automutilação, o usuário deve clicar em "denunciar publicação", na seta ao lado do post. Depois, deve escolher a opção "acredito que não deveria estar no Facebook". A caixa "O que há de errado" será aberta e aparecerá uma opção relacionada ao suicídio, que deverá ser marcada.

Entretanto, tudo isso é feito anonimamente. Após a marcação no post, o Facebook enviará uma mensagem para o responsável pela publicação dizendo: "Um de seus amigos está preocupado com você". Sem expor quem marcou a postagem, a rede social vai oferecer opções de ajuda, dentre elas, o contato direto com o CVV.

Na página de ajuda do serviço, além de apresentar respostas para algumas questões relacionadas ao tema, o Facebook também oferece algumas ideias como sair de casa, praticar algum esporte ou ouvir músicas calmas para se sentir melhor.

Centro de Valorização da Vida (CVV)

O CVV é uma ONG que atua há 54 anos no Brasil. O objetivo é atender as pessoas que passam por momentos delicados e com pensamentos que podem levar ao suicídio.

O trabalho é realizado por meio de voluntários atendem 24 horas por dia. Por telefone, chat, Skype ou pessoalmente, eles estão dispostos a ouvir o desabafo daqueles que precisam falar com alguém.

Em Vitória, a organização atua há 32 anos e tem sua sede na Avenida Alberto Torres, 153, em Jucutuquara. De acordo com um dos voluntários que não quis se identificar mais de 70 pessoas doam parte do tempo para ajudar no atendimento nessa unidade.

Com uma média nacional de atendimentos em torno de 1 milhão de pessoas por ano, ele acredita que a nova ferramenta do Facebook não provocará grande aumento na procura pelo serviço. "Será mais uma ferramenta de divulgação do projeto", acredita ele.

Quem deseja usar o serviço pode entrar em contato com a ONG pelo telefone 141, ou ainda acessar o site da organização. Pela internet é possível conseguir atendimento por outras plataformas e ainda saber mais informações sobre o serviço.