As 150 mil doses da vacina contra a gripe H1N1 chegaram ao Espírito Santo às 4 horas desta quinta-feira (2). As caixas com a vacina saíram do Instituto Butantan, em São Paulo, e vieram em um caminhão baú refrigerado. Mesmo com a vacina no Estado, ainda não há previsão de quando as doses serão distribuídas.
As doses estão armazenadas em um câmara fria, entre 2 e 8 graus, na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em Vitória. As doses já começaram a ser encaminhadas para as Regionais de Saúde da Secretaria e na sexta-feira (03) será definida a data do início da campanha de vacinação .
As pessoas que vão receber as doses são grávidas, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos e idosos.
Desta vez, os doentes crônicos como hipertensos e diabéticos não serão imunizados. O secretário de Saúde, Ricardo de Oliveira, em entrevista coletiva, afirmou que essas pessoas serão vacinadas caso sobrem vacinas.
Cada dose da vacina custou R$ 14,72. As 150 mil doses totalizaram R$ 2,163 milhões. Custo que antes era do governo federal e devido à procura, o Estado decidiu comprar. O secretario de Saúde afirmou, ainda, que não existem mais doses para serem compradas e cabe ao Ministério Público importar as vacinas, caso seja necessário.
A H1N1 já matou 22 pessoas no Espírito Santo e 19 mortes são investigadas. 628 notificações foram feitas no Estado e 132 casos de da gripe foram confirmados este ano no Espírito Santo. As unidades de saúde devem ter a fiscalização intensificada para evitar furtos das doses.