O momento em que um caminhão atropelou uma multidão e deixou cerca de 84 pessoas mortas e 100 feridas em Nice, no sul da França, foi registrado em um vídeo. O ataque terrorista aconteceu em uma avenida beira-mar da cidade quando milhares de pessoas assistiam a queima de fogos do feriado nacional do Dia da Bastilha.
O ataque aconteceu por volta das 23 horas local, e 18 horas no horário de Brasília. O motorista que dirigia o caminhão foi identificado pela polícia francesa como Mohamed Lahouaiej Bouhlel.
>> “O clima está tenso em Paris”, diz jornalista capixaba após atentado que matou 84 pessoas
O presidente da França, François Hollande, chegou a Nice, onde se encontrará com autoridades de segurança locais para debater a situação após o ataque. Em pronunciamento realizado na noite da última quinta-feira (14), Hollande disse que “é inegável o caráter terrorista do ataque”, acrescentando que entre as vítimas haviam muitas são crianças.
“A França foi atacada por essa nova tragédia e está horrorizada com o que aconteceu. Essa monstruosidade que consiste em utilizar um caminhão para matar, deliberadamente, dezenas de pessoas que vieram simplesmente celebrar o [feriado] 14 de Julho. A França chorou, está ferida, mas é forte, e sempre será mais forte que os fanáticos que a atacaram”, acrescentou.
Autoridades italianas reforçaram o controle na fronteira com a França, após os trágicos acontecimentos. A polícia recebeu o apoio de militares nos postos de fronteira perto da cidade de Ventimiglia. “Recebemos informações de que os suspeitos poderiam fugir para Itália, mas neste momento não temos nenhuma evidência concreta”, disse um porta-voz da polícia.
Veja o vídeo do ataque:
Com informações do R7, Agência Brasil e BBC Brasil.