

Os alunos das escola da rede de ensino municipal de Itapemirim estão sendo orientações sobre a importância da água, o uso consciente e como se deve evitar o desperdício, durante o período de racionamento, devido à crise hídrica e em função do alto teor de cloreto de sódio na água o que impede o consumo. Cada aluno é orientado a levar para a escola garrafas de água para uso individual.
Nas escolas do município, cartazes e faixas zebradas foram colocadas para indicar que os bebedouros não devem ser usados por crianças e adolescentes até que a água esteja própria. A medida também foi adotada pelo projeto ‘Viva Esportes’ e na sede da Corporação Musical ‘Douglas Ramos Dias’ (Comudi), onde acontecem as aulas teóricas e práticas de música.
No último domingo (18), a Justiça do município determinou, após uma ação ajuizada pela Prefeitura de Itapemirim, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapemirim (SAAE) normalizasse o abastecimento de água no município até que se normalize o nível de salinização permitido pela legislação vigente.
O abastecimento de água está sendo realizado desde a última segunda-feira (19), com o teor de cloreto (sal) acima do recomendado. A água não serve para o consumo humano, porém pode ser usada para serviços de limpeza doméstica.
A população não deve ingerir a água nestas condições e precisa ter cuidado com o uso de chuveiros elétricos, pois poderá causar choques e até queimá-lo.
Em nota, a Prefeitura esclarece que o SAAE está trabalhando com o intuito de resolver o problema da interferência do cloreto na água de forma definitiva o mais rápido possível. Assim que a água estiver dentro do padrão de potabilidade, toda a população será informada.