Os candidatos que pretendem concorrer a uma vaga na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) deverão saber, na próxima segunda-feira (30), se foram selecionados para um dos cursos da universidade. Esse é o prazo previsto pela instituição para a divulgação do resultado da seleção.
As inscrições para o Sisu começaram na terça-feira (24) e seguirão até a próxima sexta-feira (27). Segundo a Ufes, após esse período, o Ministério da Educação (MEC) enviará para a universidade uma lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos ofertados pela instituição.
No momento em que for divulgada a lista dos classificados na primeira chamada, a Ufes publicará o edital da matrícula, que conterá todas as informações que o candidato precisa para realizar sua matrícula na instituição.
Os classificados deverão realizar uma pré-matrícula online no endereço eletrônico www.sisu.ufes.br, onde o candidato confirmará seu interesse pela vaga. Posteriormente, será realizada pela Ufes a matrícula definitiva dos candidatos. Ambas as etapas de matrícula são obrigatórias.
Ainda de acordo com a Ufes, metade das vagas oferecidas pela universidade serão destinadas a estudantes egressos de escola pública. Dentro desse percentual, também está prevista cota para autodeclarados pretos, pardos e indígenas.
No total, a Ufes oferece este ano, pelo Sisu, 4.930 vagas em 91 cursos, nos campi de Goiabeiras, Maruípe, Alegre e São Mateus. Os cursos de licenciatura em Educação do Campo, Letras-Libras e Intercultural Indígena, assim como os cursos de bacharelado e licenciatura em Música, terão processos seletivos específicos, realizados pela universidade.
Vagas
No último dia 9, a Ufes publicou o Termo de Adesão Edição 1-2017, firmado entre a universidade e o MEC, onde constam informações sobre o número de vagas de cada curso ofertado por meio do Sisu, a nota mínima estabelecida pela Ufes para o ingresso em cada curso e o peso de cada nota obtida no Enem, entre outras informações.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufes também publicou, em sua página na internet, o edital contendo as normas para acesso aos cursos de graduação da universidade no primeiro e no segundo semestres de 2017, assim como informações sobre as etapas de seleção e matrícula.