O homem que morreu após apresentar sintomas de Febre Amarela esteve na região de Duas Bocas, na zona rural de Cariacica, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Alcides da Silva Pena, de 65 anos, morreu no dia 13 de março e a causa foi confirmada no último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).
“Meu pai era referência. Quem eu sou hoje eu dou graças a ele. Agora que não temos mais ele fica um sentimento muito ruim”, afirmou o Wesley Pena, filho da vítima.
Segundo a secretaria municipal, ele morava em Cariacica Sede, mas pode ter contraído a doença na zona rural. Segundo o filho dele, há possibilidade dele ter sido picado dentro de casa, já que ele morava em uma região de mata.
“Na verdade ele foi até uma região [na zona rural], mas na região que ele mora tem mata com uns macacos lá também. Nos fundos da casa dele tem isso, mas só um técnico pode dizer isso, pois ele não entrou dentro de mata”, contou o filho.
Com a confirmação da primeira morte por febre amarela em Cariacica, muitas pessoas procuraram a unidade de saúde para se vacinar. Sem tumulto e sem fila, as senhas da vacina foram distribuídas uma a uma na manhã desta quarta-feira (29).
Segundo a Secretarial Municipal de Saúde, mais de 177 mil pessoas já se imunizaram na cidade. A vacinação continua em 22 Unidades de Saúde, além dos postos volantes e ações noturnas como a que vão acontecer na igreja São João Batista, em Cariacica Sede.
Estão previstas para essa ação mil doses da vacina contra a febre amarela e uma equipe médica estará de prontidão para emitir os laudos para as pessoas a cima de 60 anos.