São Paulo – Ao menos dez pessoas morreram e 50 ficaram feridas devido a uma explosão em um metrô em São Petersburgo. Sete estações de metrô foram fechadas. Uma viagem do presidente da Rússia, Vladimir Putin, a São Petersburgo estava programada para esta segunda-feira, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.
Putin se encontraria com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, e já foi informado sobre as explosões que ocorreram no metrô da cidade. De acordo com o jornal The Independent, não está claro se Putin já estava em São Petersburgo no momento da explosão.
Com o ocorrido, o metrô de Moscou adotou medidas adicionais de segurança. “O metrô de Moscou está adotando medidas de segurança adicionais no âmbito da lei federal sobre a segurança do transporte da Rússia”, afirmaram autoridades do metrô de Moscou no Telegram. “As autoridades do metrô de Moscou estão prontas para fornecer qualquer assistência ao metrô de São Petersburgo, se necessário.”
Imagens de pessoas feridas e caídas na plataforma foram divulgadas nas redes sociais. A explosão teria sido causada por um artefato. Três estações da linha foram fechadas e oito ambulâncias foram chamadas para prestarem socorro à estação Sennaya Ploshchad. De acordo com a CNN, a explosão aconteceu por volta das 15h (horário local)
Сообщают о 50 пострадавших при взрыве в питерском метро pic.twitter.com/N98Te5JYh6
— ЦГ-инсайдер (@insider_ts) 3 de abril de 2017
Veja abaixo um vídeo publicado por um usuário do metro russo no qual é possível ver a abrangência da explosão:
#питер #метро #петербург pic.twitter.com/3Gb2oOhDGL
— ЦГ-инсайдер (@insider_ts) 3 de abril de 2017