
A nova atualização do WhatsApp tem gerado repercussões na internet. Usuários do aplicativo ficaram surpresos com a seguinte mensagem que aparece no sistema:
“As mensagens que você enviar para este grupo agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta. Toque para mais informações”.
Descubra seus melhores amigos do WhatsApp!
Segundo informações do aplicativo, com a criptografia de ponta-a-ponta, as conversas não podem ser lidas pelo WhatsApp ou terceiros, podendo ser lidas apenas pelos participantes da conversa.
Em um comunicado divulgado na página oficial do aplicativo, eles explicam a nova versão:
“A ideia é simples: quando você envia uma mensagem, a única pessoa que pode lê-lo é a pessoa ou grupo de chat que você enviar essa mensagem. Ninguém pode ver dentro dessa mensagem. Nem os cibercriminosos. Nem hackers, regimes não opressivo. Nem mesmo nós”.
E continuam:
“Recentemente, tem havido muita discussão sobre os serviços cifrados e o trabalho de aplicação da lei. Embora reconheçamos o importante trabalho de aplicação da lei em manter as pessoas seguras, os esforços para enfraquecer o risco de criptografia exposição de informações das pessoas ao abuso de cibercriminosos, hackers (…)”.
Justiça
O aplicativo tem enfrentado diversos problemas na Justiça por conta da não divulgação das mensagens. Em dezembro do ano passado, o aplicativo ficou fora do ar no Brasil durante quase um dia.
Na época, a polícia pediu ao Facebook, empresa que comprou o WhatsApp, informações de dados de usuários da plataforma de mensagens para investigar. Como não teve resposta, houve o pedido de bloqueio na 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo.
Novas atualizações
E as novidades não param! As conversas no aplicativo podem ser escritas em negrito, itálico e rabiscado. Para enviar mensagens personalizadas é preciso usar os seguintes atalhos:
Negrito: utilizar * antes e depois da palavra, sem espaço
Itálico: utilizar _ antes e depois da palavra, sem espaço
Rabiscado: utilizar ~ antes e depois da palavra, sem espaço
Sem suporte
O aplicativo informou que não vai mais oferecer suporte na seguintes plataformas:
BlackBerry, incluindo BlackBerry 10
Nokia S40
Nokia Symbian S60
Android 2.1 e Android 2.2
Windows Phone 7.1