Geral

Com vista panorâmica, nova embarcação do aquaviário começa a operar em outubro

Entre uma das novidades que os passageiros vão poder encontrar no barco é a presença de uma vista panorâmica e dois andares

Foto: Divulgação/ Semobi ES

A nova embarcação do aquaviário, batizada de “Morro do Moreno”, deve começar a operar em outubro no Espírito Santo. 

Entre uma das novidades que os passageiros vão poder encontrar no barco é a presença de uma vista panorâmica, dois andares e com capacidade para 110 passageiros. 

Leia também: 

> Gêmeos de Colatina: mãe faz enquete sobre festa de 1 ano dos bebês

> Estudantes da rede estadual terão Aulão de Pré-Enem; veja programação

> Telhado de prédio em Cariacica desaba e deixa casas sem energia

Segundo o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, a viagem inaugural deve acontecer em outubro.

A perspectiva é para outubro. Porque a embarcação vem com documentação de outro estado, da Bahia, onde foi fabricada. Com isso, ela deve ser estadualizada, passar pelas vistorias da Marinha, da Capitania dos Portos, além de treinar toda a nossa tripulação para operar a embarcação“, explicou.

Com a quarta embarcação, o Sistema Aquaviário operará com três embarcações e uma reserva. “Estamos avaliando a logística, vamos poder aumentar o número de viagens e devemos ter uma operação mais diferenciada”.

Além disso, com a presença de uma quarta embarcação, Damasceno descreve que estão avaliando a logística para a ampliação de viagens durante o fim de semana. “Aos finais de semana conseguimos operar com quatro embarcações. Tiramos a reserva para operação, já que a demanda é muito grande”. 

O secretário disse ainda que a nova embarcação possui a capacidade de comportar um número de 12 a 15 passageiros, além do que os outros barcos do Sistema Aquaviário. Ela também é equipada com bicicletário e wi-fi.

Há três meses, foram anunciados cinco novos pontos de embarques que serão construídos com recurso do Governo Federal. Em um primeiro momento, serão três estações, todas em Vitória. Depois, serão construídas uma em Vila Velha e outra em Cariacica.

Na Capital, as três estações estarão localizadas: no antigo Terminal Dom Bosco, em Ilha de Santa Maria; no Centro de Vitória, na altura da Praça Pio XII, e na Rodoviária de Vitória, na Ilha do Príncipe.

Em Vila Velha, deve ser implantada uma estação na altura do Museu da Vale. Já em Cariacica, a estação deve ser construída na orla de Porto de Santana.

*Com informações do repórter Gabriel Calvini, da TV Vitória/Record.