Geral

Outono: nova estação deve ser de menos calor e chuva dentro da média no ES

Estação traz temperaturas acima da média e clima mais seco, com previsão estável

Foto: reprodução pixabay

O verão chegou ao fim. Com início nesta segunda-feira (20) às 18h25, o outono capixaba será marcado por características próprias e mudanças aceleradas nas condições climáticas. 

A estação que marca a transição do verão para o inverno irá até o dia 21 de junho e contará com período de massas de ar frio, bem como final mais seco.

Confira abaixo a previsão para o outono de 2023: 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Fim de março

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a primeira semana da estação no Espírito Santo continua com previsão de sol entre nuvens, as médias de temperatura não sofrem grandes variações. 

No entanto, a quinta-feira (23) será marcada por surgimento de muitas nuvens e chuva no começo do dia no litoral do Estado, além de precipitações no período da tarde para a Região Sul Caparaó e Serrana. 

Na sexta-feira (24) o sol volta a aparecer e não há previsão de chuva para todo o Espírito Santo.  

De acordo com o site meteorológico Climatempo, o final de março e começo de abril continua com clima estável, cenário nublado e pouca probabilidade de chuvas. 

Temperaturas acima da média

Segundo informações da Climatempo, os próximos meses de outono possuem uma previsão de chuvas dentro da média, entre 100 e 400mm.

Ao longo da estação, a tendência é o aumento leve da temperatura em todo o Estado, por influência do aquecimento do Oceano Pacífico. O começo de Abril marca uma estabilidade maior do clima, com noites mais frescas e amplitudes térmicas maiores. 

Em maio as chuvas ficam abaixo da média e o clima adota uma característica mais seca, devido à proximidade do inverno.

As temperaturas, porém, permanecem acima da média até o mês de junho no Espírito Santo. O Oeste do Estado poderá ser afetado por duas fortes frentes frias, causando aumento de chuvas. O Centro Leste capixaba, porém, permanece com chuvas abaixo da média no mês de junho.