Geral

Nova frente fria chega ao Espírito Santo e deve derrubar temperatura

Segundo o Instituto Climatempo, o vento marítimo se intensificou e muita umidade está sendo deslocada, o que facilita a formação de nuvens de chuva

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O inverno está chegando e os moradores do Espírito Santo já sentem o impacto na queda da temperatura com uma nova frente fria. De acordo com o Climatempo, o friozinho deve continuar porque uma nova massa de ar fria deve atingir o Estado capixaba já partir desta quinta-feira (1º).

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a frente fria avança rapidamente sobre o Rio de Janeiro e sobre o leste de Minas Gerais, podendo provocar chuva em todo o Espírito Santo. 

Ela explica que o fenômeno, que é caracterizado pelo aumento da temperatura acima do normal da água do mar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para esta quarta-feira (31), a previsão é de períodos com sol entre muitas nuvens no ES, podendo chover com até moderada intensidade pelo litoral. 

Já na sexta (02), a frente fria se afasta, mas o litoral ainda terá pancadas de chuva na sexta e no fim de semana. Ocorrem períodos com sol nestes dias no interior e no litoral.

El Niño está em formação 

De acordo com a meteorologista, Josélia ´Perogim, o fenômeno El Niño ainda está em formação na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial. “O efeito do El Niño no Brasil será sentido na primavera e o efeito mais notável é de aumento da temperatura”, descreve a especialista. 

Ela explica que o fenômeno está em formação no oceano Pacífico Equatorial e sua influência no Brasil deve ser sentida na primavera.

“O fenômeno, que é caracterizado pelo aumento da temperatura acima do normal da água do mar, na parte central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ou aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial ao largo da costa do Peru e do Equador. Ele deve influenciar o clima no Brasil na primavera e verão”, finaliza. 

LEIA TAMBÉM: Agora é lei: escolas e hospitais do ES deverão ter “botão do pânico” 

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória