Geral

Nova frente fria chega ao Espírito Santo e deve derrubar temperatura

Segundo o Instituto Climatempo, o vento marítimo se intensificou e muita umidade está sendo deslocada, o que facilita a formação de nuvens de chuva

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

O inverno está chegando e os moradores do Espírito Santo já sentem o impacto na queda da temperatura com uma nova frente fria. De acordo com o Climatempo, o friozinho deve continuar porque uma nova massa de ar fria deve atingir o Estado capixaba já partir desta quinta-feira (1º).

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Josélia Pegorim, a frente fria avança rapidamente sobre o Rio de Janeiro e sobre o leste de Minas Gerais, podendo provocar chuva em todo o Espírito Santo. 

Ela explica que o fenômeno, que é caracterizado pelo aumento da temperatura acima do normal da água do mar.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Para esta quarta-feira (31), a previsão é de períodos com sol entre muitas nuvens no ES, podendo chover com até moderada intensidade pelo litoral. 

Já na sexta (02), a frente fria se afasta, mas o litoral ainda terá pancadas de chuva na sexta e no fim de semana. Ocorrem períodos com sol nestes dias no interior e no litoral.

El Niño está em formação 

De acordo com a meteorologista, Josélia ´Perogim, o fenômeno El Niño ainda está em formação na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial. “O efeito do El Niño no Brasil será sentido na primavera e o efeito mais notável é de aumento da temperatura”, descreve a especialista. 

Ela explica que o fenômeno está em formação no oceano Pacífico Equatorial e sua influência no Brasil deve ser sentida na primavera.

“O fenômeno, que é caracterizado pelo aumento da temperatura acima do normal da água do mar, na parte central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ou aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial ao largo da costa do Peru e do Equador. Ele deve influenciar o clima no Brasil na primavera e verão”, finaliza. 

LEIA TAMBÉM: Agora é lei: escolas e hospitais do ES deverão ter “botão do pânico”