O nome escolhido pelo governador Renato Casagrande para assumir o posto de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, e estar à frente da instituição para o biênio 2020/2022, foi o da promotora de Justiça, Luciana Gomes Ferreira de Andrade.
A cerimônia de posse da nova procuradora-geral do MPES, acontecerá na próxima segunda-feira, dia 04 de maio a partir das 10 horas.
Em virtude da pandemia provocada pelo novo coronavírus e da determinação das autoridades sanitárias para que sejam evitadas aglomerações, a sessão solene será realizada de forma virtual e transmitida em tempo real do auditório da Procuradoria-Geral de Justiça do MPES, em Vitória.
Luciana é aliada do atual procurador, Eder Pontes, e foi eleita na última sexta-feira (20), com 168 votos (do total de 286).
Os interessados poderão acompanhar a posse pelos canais oficiais do MPES no YouTube (www.youtube.com/mpespiritosanto) e no Facebook (www.facebook.com/mpespiritosanto).
Currículo
Luciana Gomes Ferreira de Andrade, 44 anos, é brasileira, natural de Taubaté-SP, graduada em Direito, pela Universidade de Taubaté-SP. Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico pela Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, MBA do Programa de Pós-Graduação da Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape), em Gestão do Desenvolvimento Sustentável nas Organizações e Mestra em Segurança Pública pela Universidade Vila Velha, cujo trabalho de conclusão versa sobre o sistema prisional feminino capixaba e a ótica da equidade de gênero.
Iniciou a carreira no Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) no ano de 2003, como promotora de Justiça Substituta na Promotoria de Justiça de Vila Velha. Atuou em várias Comarcas do Interior do Estado, como Barra de São Francisco, Linhares, Aracruz, Montanha, Mucurici, Rio Bananal, Cachoeiro de Itapemirim, Piúma, Vitória, Serra e Viana.
Em 2011, foi promovida, para atuar na entrância especial. Atualmente é titular na matéria de Execução Penal na Promotoria de Justiça Criminal de Viana.
No exercício do cargo de secretária-geral do Gabinete do Procurador-Geral de Justiça do MPES, é responsável também pela supervisão das assessorias de Controle Interno, Legislativa e Gestão Estratégica do MPES, na qual foi responsável pelo realinhamento do planejamento da instituição, além da implantação do Programa de Padronização da Rotina Administrativa (Propad) do órgão em todo Estado, sobretudo nas Promotorias de Justiça.
Com informações do MPES / Século Diário