O trabalho da Fundação Clínica Carmem Lucia, entidade apoiada pelo Instituto Americo Buaiz, já realiza mais de 8 mil atendimentos médicos e odontológicos por ano e a tendência é aumentar ainda mais. Uma nova sede já está em construção e deve ficar pronta até o segundo semestre de 2020.
Com a construção do novo espaço, a clínica, localizada em Riviera da Barra, Vila Velha, visa melhorar e ampliar o atendimento aos moradores da Região 5 do município. Com a finalização das obras, que terá mais de 2 mil metros de área construída, o atendimento promete ser ainda mais qualificado.
Entre os serviços médicos e odontológicos disponibilizados gratuitamente à população, estão os atendimentos ginecológicos, psicológicos e pediátricos. Desde 2017, a clínica já realizou mais de 20 mil consultas médicas, mais de 5 mil consultas ginecológicas, 900 consultas psicológicas, 27 mil consultas odontológicas e 83 mil procedimentos.
Apoio IAB
O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado através do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.
Nos meses de maio e junho, diversas ações foram realizadas em parceria com a Fundação Clínica Carmem Lucia, entre elas, o Espaço Saúde e Diversão, realizado no Shopping Vitória. Segundo os organizadores, mais de 300 atendimentos foram realizados durante o evento.
Diversos serviços foram realizados com o público do shopping. Foram 65 aferições de pressão arterial, 40 crianças para teatro; 5 atendimentos para saúde da mulher; 10 atendimentos para nutrição: 45 atendimentos de odontologia; 40 crianças para teatro e música e 100 crianças para pintura rosto.
De acordo com a gerente da Fundação Clínica Carmem Lucia, Priscila Lube, o evento deu a oportunidade para divulgar ainda mais o trabalho da instituição. “O espaço Saúde e Diversão foi mais uma oportunidade dada a nossa instituição para que a gente pudesse divulgar mais o nosso trabalho e em uma outra região e de forma mais ampla”, disse.
Carmem Lucia
O nome da clínica foi escolhido em homenagem à Carmem Lucia Buck. Ela nasceu na cidade mineira de Mantena e se mudou para Vila Velha. Ainda jovem, Carmem Lucia foi morar nos Estados Unidos, onde
casou e começou a criar sua família. O sonho dela sempre foi dar algo para o município capixaba onde morou, mas acabou falecendo em 2003, vítima de um câncer. Com o apoio da Peter and Carmem Lucia Buck Foundation, de Nova Iorque (EUA), amigos e familiares se uniram e realizaram o sonho da jovem para criar uma clínica de saúde no Brasil.