Os postes da orla de Vila Velha continuam com problemas estruturais e ainda há risco de queda de fragmentos, como aconteceu com uma grávida de seis meses, no último dia 03. A avaliação foi feita Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES), durante nova vistoria na manhã deste sábado (30).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Na época do acidente, o Conselho chegou a realizar uma vistoria pelo local, quando foram identificados ferros corroídos e diversos pedaços de concretos soltos, por conta da maresia na região.
Com isso, o Crea notificou a Prefeitura de Vila Velha para que realizasse manutenção nas estruturas, de maneira urgente, com uma intervenção provisória de envelopar os postes, para evitar a queda de fragmentos, como mostra a imagem abaixo:
No entanto, na nova vistoria, o que foi constatado é que nem todos os postes que estão com problemas na estruturas foram envelopados. Para Jorge Silva, presidente do Crea-ES, o envelopamento é uma medida emergencial enquanto os postes não são substituídos por novos.
“Os responsáveis pela manutenção dos postes já foram orientados pelo Conselho para tomarem medidas técnicas urgentes e emergenciais no envelopamento dessas estruturas que estão apresentando problemas até que os novos postes sejam instalados”, disse o presidente.
Por nota, a prefeitura informou que notificou a empresa responsável pela iluminação, Consórcio SRE IP Vila Velha, e que os postes já foram revestidos com a proteção para evitar novos acidentes. Ainda segundo a nota, já foi iniciada a substituição dos equipamentos e a prefeitura segue fiscalizando o serviço.
Para Jorge Silva o alerta é fundamental nesse período de fim de ano, no qual as praias ficam lotadas.
“São medidas provisórias porque o que resolve, de fato, é a troca ou recuperação de acordo com as normas técnicas. Nosso compromisso é com a segurança da população que circula pelo local”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Seis linhas de ônibus do Transcol passam pela nova orla de Cariacica; veja a lista
Relembre o caso: grávida sofreu traumatismo craniano após queda de poste
No dia 3 de dezembro, um pedaço de um poste se desprendeu e caiu em cima de Clesiane de Fátima Viana, de 34 anos, na orla da Praia de Itaparica. Ela estava grávida de seis meses.
Nas imagens registradas por um circuito de segurança na orla, é possível ver o casal caminhando. Em determinado momento, eles param para observar o mar e, de repente, a mulher é atingida e cai.
Ela sofreu traumatismo craniano após o impacto do pedaço de concreto na cabeça, sendo constatada uma fratura na parte de cima da cabeça. Passou por cirgurgia, ficou 10 dias internada e recebeu alta no dia 13 de dezembro. Clesiane se recupera em casa.