Seis cidades do Espírito Santo já não possuem mais estoque para a 1ª dose da vacina contra a covid-19 desde sábado (10). A informação foi passada pelo Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, nas redes sociais.
Segundo o secretário, até quarta (14) outras cidades do estado também devem ter o estoque de vacinas esgotado.
Novas doses chegaram ao estado na última quinta-feira (8) e foram distribuídas para os municípios. Foi a décima segunda remessa com 84.350 doses para dar continuidade à vacinação contra o novo coronavírus, sendo 46.750 mil doses da Covishield (Oxford/Fiocruz) e 37.600 mil doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).
A Prefeitura de Linhares disse que recebeu 2.368 doses na tarde de sexta-feira (9). Essas doses foram destinadas à vacinação dos idosos entre 62 e 64 anos.
A cidade realizou um mutirão no sábado para vacinar esse público e no próprio sábado as doses acabaram.
Linhares possui cerca de 6,7 mil idosos na faixa etária entre 60 e 64 anos. A vacinação no município não é feita por agendamento. Os agentes de saúde ligam para os pacientes referenciados nas unidades de saúde.
A imunização acontece de forma escalonada e agora a prefeitura disse que vai aguardar a chegada de novas doses.
A Prefeitura de Aracruz disse que as doses da covid-19 enviadas pelo Governo do Estado para vacinação do grupo de 60 a 64 anos foram todas aplicadas nesse sábado, dia 10 de abril e acabaram.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Iconha, mas ainda não teve um retorno. A equipe tenta contato com as outras prefeituras.
Já a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou, em nota, que a orientação do Plano Nacional de Imunização (PNI) é que sejam usadas como primeira dose todas as doses enviadas nos últimos lotes. Informou ainda que o cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde prevê o envio de remessas de doses ao Estado semanalmente, entre quarta-feira e quinta-feira. Dessa forma, a Sesa aguarda a chegada de mais imunizantes para enviar aos municípios.
Agendamento na Grande Vitória
Com a chegada de novas doses, as cidades da Grande Vitória começaram a vacinação para idosos de 60 a 64 anos. Em Vitória, o agendamento para a vacinação em idosos nessa faixa etária foi aberto na sexta-feira (9) e acabou cerca de três minutos depois. Mais de 5 mil pessoas desse público-alvo foram vacinadas no sábado.
Também no sábado, a Prefeitura de Vitória abriu agendamento online para a aplicação da segunda dose em idosos com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronovac entre os dias 19 de janeiro e 20 de março. Foram disponibilizadas 3.400 vagas, sendo 2.400 para os idosos e 1.000 para os trabalhadores da saúde.
A vacinação acontece terça (13), sexta-feira (16) e sábado (17) nas unidades de saúde Maruípe, Vitória, Conquista, Praia do Suá e Andorinhas e no Ginásio da Faculdade Salesiano, no Forte São João. A capital capixaba aguarda a chegada de novas doses para continuar o agendamento para a imunização.
Em Vila Velha, foram abertas 13 mil vagas, também no sábado. Desse total, mil foram destinadas para a primeira dose de pessoas acima de 65 anos; 7 mil para a primeira dose de pessoas de 60 a 64; 3 mil vagas para trabalhadores da saúde tomarem a segunda dose da vacina Astrazeneca; e outras 2 mil para pessoas acima de 75 anos receberem a segunda dose da Coronavac.
De acordo com a prefeitura, as imunizações dessas doses deverão ocorrer ao longo da próxima semana. A população acamada ou com dificuldade de locomoção está sendo vacinada em casa pelas equipes de saúde. Para isso, é necessário fazer o cadastro, disponível no site da prefeitura.
Na Serra, também foi aberto um agendamento no sábado, com 4.440 vagas para a vacinação na segunda-feira (12), na terça (13) e na quarta-feira (14), para o público com idade entre 60 a 64 anos.
A vacinação na segunda-feira acontecerá nos drive-thrus do Parque da Cidade e no posto montado para quem não está de carro e nos drive-thrus do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.
Já na terça e quarta-feira, acontecerá nas Unidades Regionais de Jacaraípe, Boa Vista, Serra Sede, Serra Dourada, Novo Horizonte e Feu Rosa e também nas Unidades de Saúde de Planalto Serrano A, Bairro de Fátima e Nova Almeida.
Em Cariacica, 4.090 pessoas foram vacinadas neste sábado. Receberam a primeira dose pessoas com idade entre acima de 60 anos, enquanto pessoas com 75 anos ou mais e trabalhadores da saúde receberam a segunda dose.
Na próxima terça-feira (13), às 10 horas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abrirá 1.500 novas vagas para a primeira dose de idosos com idade entre 60 e 64 anos e 3.000 vagas para a segunda dose de idosos de 75 anos ou mais e profissionais da saúde que estejam na ativa. O agendamento é feito pelo site vacina.cariacica.es.gov.br.
Já em Viana, idosos com idade entre 60 e 64 anos receberam a primeira dose do imunizante em casa. A aplicação da vacina foi feita durante mutirão que teve início no sábado (10), nos bairros Campo Verde, Canaã, Industrial, Ipanema, Morada de Bethânia e Soteco.
Outro mutirão ocorre na segunda-feira (12), para este mesmo grupo prioritário, nos bairros Areinha, Canaã, Nova Bethânia I e II, Universal e Vale do Sol. O objetivo, segundo a prefeitura, é que as 14 equipes administrem 1.400 doses da vacina nesses dois dias.
A vacinação deste grupo será feita em domicílio, conforme a estratégia definida pelo município desde o início da Campanha de Vacinação contra a covid-19 no Estado, em janeiro deste ano.