As balsas que serão usadas para o show pirotécnico da virada de ano em Vitória, neste domingo (31), passaram pelos últimos ajustes durante esta semana.
A informação é da Prefeitura de Vitória, que ressaltou que os fogos utilizados são de baixo ruído, conforme a legislação exige. A escolha proporciona mais conforto aos espectadores, aos animais de estimação e às pessoas com sensibilidade aos ruídos.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
De acordo com a prefeitura, na fase de montagem das balsas, a Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) realiza inspeções e garante que todas as normas de segurança são seguidas.
Além disso, após o espetáculo, a equipe fiscalizará de perto o processo de desmonte das balsas. Isso inclui a verificação de fogos deflagrados, de possíveis danos às estruturas, a garantia da correta remoção de resíduos e o cumprimento de procedimentos de desmontagem.
“Fundeio das balsas” ocorre no dia 31
Como parte integral do processo, o fundeio das balsas está programado para ocorrer durante a parte da manhã do domingo (31).
O procedimento é essencial para garantir que as estruturas estejam devidamente posicionadas para o espetáculo pirotécnico e ancoradas de maneira segura.
Onde as balsas vão ficar localizadas?
O público da Capital vai apreciar cerca de 15 minutos de espetáculos coloridos na orla de Camburi. Já em Santo Antônio e São Pedro, público terá 8 minutos de queima de fogos.
>> Verão nas praias de Vitória tem reforço na segurança e mais guarda-vidas
Em Camburi, as balsas são localizadas entre a Ilha de Socó e o bairro Jardim Camburi. Serão seis balsas entre a Ilha de Socó e o Palco Principal (altura da Adalberto Simão Nader) e três balsas na orla em frente ao bairro Jardim Camburi (entre a Norte Sul e o Atlântica Parque).
Também terá uma balsa em Santo Antônio, na orla, próxima ao palco, e uma outra na Ilha das Caieiras, na altura da Praça Dom João Batista.
Vistoria foi realizada nas balsas com fogos
Durante esta semana, a Capitania dos Portos do Espírito Santo realizou vistorias finais das balsas que carregam os fogos de artifício para os shows pirotécnicos de virada do ano em Vila Velha e Vitória.
As vistorias acontecem em balsas, lanchas e rebocadores, e a intenção é garantir que todas as embarcações obedeçam aos requisitos de segurança exigidos pelas Normas da Autoridade Marítima.
LEIA TAMBÉM: Vídeo relembra imagens marcantes de 2023; assista