A inauguração do novo Aeroporto de Vitória está prevista para o dia 29 deste mês. A agenda foi fechada em uma reunião entre o governador Paulo Hartung, e o presidente Michel Temer no final do mês de fevereiro.
A novidade é que o Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTaer) ganhará uma base operacional integrada e com infraestrutura modernizada e ampliada.
O novo hangar será construído no novo aeroporto de Vitória e as seis aeronaves passarão a operar no coração da aviação capixaba. A nova sede será totalmente integrada ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES), onde já se concentra a coordenação operacional das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.
Segundo o governo federal, o investimento total é de mais de R$ 523 milhões. A capacidade do terminal vai quase triplicar. A pista também vai ficar maior e, no futuro, será possível receber voos internacionais no Aeroporto de Vitória.
A ampliação do Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, em Vitória, é de responsabilidade do Governo Federal e foi retomada em junho de 2015. Após várias paralisações. O investimento total é de R$ 523,5 milhões. Além disso, o novo aeroporto elevará a capacidade de transportar passageiros/ano, que poderá chegar a 8,4 milhões.
Primeira etapa de vistoria
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concluiu no dia 8 de março a primeira etapa de vistorias no novo aeroporto de Vitória. O gerente de engenharia da Infraero, Giuliano Capucho dos Santos, confirmou que o “a infraestrutura executada – incluindo a nova pista, o pátio e os taxiways – atendeu a todos os requisitos de segurança”.
–> Veja como será o pouso na nova pista do Aeroporto de Vitória