O frei Dom Dario Campos, da Ordem dos Frades Menores (OFM), nomeado pelo Papa Francisco a ser o novo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, assume o cargo neste sábado (5), na Catedral da capital capixaba.
Segundo o frei, a sua grande missão durante o episcopado será estar ao lado do povo mais necessitado e convocá-los a estar ao lado de Jesus. Dom Dario revela que dar atenção aos mais pobres é um pedido feito pelo próprio Papa Francisco na carta de nomeação do novo arcebispo.
Como primeira ação para atingir o objetivo, o frei escolheu uma igreja no bairro de São Benedito, local que possui diversas vulnerabilidades sociais e é marcado pela disputa do tráfico de drogas. A celebração acontece no próximo domingo (6), às 6h.
“É uma comunidade que foi muito esquecida pelos poderes públicos, pelo que tenho de notícia. é um povo sofrido, mas é um povo alegre, esperançoso… Já ouvi dizer que lá tem uma Folia de Reis. É um povo que sabe se alegrar e cantar diante das dificuldades da vida”, diz Dom Dario.
De acordo com o líder religioso, atender às comunidades mais carentes está entre os ensinamentos bíblicos. “O evangelho de São Lucas nos remetendo ao profeta Isaías nos diz: ‘Eis o ano da graça do Senhor. Libertar os cativos, ir aos pobres, levar a boa notícia aos oprimidos e evangelizar. É isso que o Senhor quer… Que estejamos ao lado daqueles que estão sofrendo”, afirma.
Veja o vídeo
Comissão de Justiça e Paz
Dom Dario também falou sobre a retomada dos trabalhos que eram realizados na Comissão de Justiça e Paz (CJP), extinta pelo antecessor Dom Luiz Mancilha em agosto do ano passado. Segundo Campos, uma comissão com mais abrangência será responsável pelas ações, porém, a mesma não será mais chamada Comissão de Justiça e Paz.
Ouça a explicação de Dom Dario