Os Estados Unidos promoveram nesta sexta-feira (3) um novo ataque aéreo no Iraque. A ofensiva atingiu um acampamento de uma milícia em uma estrada no norte de Bagdá, a capital, informou uma TV estatal.
A nova ação teria matado ao menos seis pessoas das Forças de Mobilização Popular do Iraque, um agrupamento de milícias xiitas apoiadas pelo Irã, e ferido gravemente outras três, ressaltou uma fonte do exército iraquiano à agência de notícias Reuters.
O lugar da ofensiva está situado a 35 km do aeroporto de Bagdá, local onde na noite de quinta-feira (2) ocorreu um ataque dos Estados Unidos que culminou na morte do líder dessas milícias atingidas nesta sexta, o general iraniano Qasem Soleimani, de 62 anos.
O militar era considerado figura importante e conhecida no Oriente Médio e era muito próximo ao líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, e de seu representante na região.
Khamenei afirmou em um comunicado que aqueles que mataram Soleimani enfrentarão uma “dura vingança”.
Mais cedo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ataque que causou a morte do general Soleimani foi “para parar uma guerra”.
Com informações do portal R7