As mudanças no Mapa de Gestão de Risco, que colocou a maior parte das cidades da Grande Vitória em risco moderado, fizeram com que regras diferentes passassem a serem cumpridas no comércio. Uma das novidades é o funcionamento das lojas em shoppings, que têm mais duas horas para o atendimento aos clientes.
Antes, as lojas maiores, chamadas âncoras, dos shoppings podiam abrir das 12h às 18h, e as menores, satélites, das 14h às 20h. Desde segunda-feira (20), todas as lojas foram autorizadas a funcionar durante todo o período de abertura dos shoppings, atendendo ao público a partir do meio dia até as 20 horas.
Já o comércio de rua dos municípios de Vitória, Serra, Viana, Vila Velha, Fundão e Guarapari e nas demais cidades de risco moderado está liberado para funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, sem a necessidade de revezamento ou rodízio.
Na Grande Vitória, apenas Cariacica segue em risco alto, e deve permanecer no rodízio do comércio. Nesta quarta-feira (22), por ser dia par do calendário, está autorizada a abertura das lojas com produtos de consumo pessoal, como as que vendem roupas, óculos, maquiagem, entre outras.
Nas cidades com risco moderado, os restaurantes e lanchonetes poderão funcionar entre 10h e 18h e também aos sábados, até às 16 horas. Aos domingos estes estabelecimentos ficam fechados, podendo funcionar com serviços de entrega.
Nos municípios considerados com risco baixo, o funcionamento do comércio é autorizado sem restrições de dias e horários. Vale ressaltar que em todos os municípios, independente da classificação de risco, é altamente recomendado o distanciamento social em filas, controle da quantidade de clientes no interior do estabelecimento e o uso de máscaras é obrigatório.
Mapa de Risco
Risco Alto:
Alto Rio Novo Aracruz, Bom Jesus do Norte, Cariacica, Colatina Ibiraçu, Linhares, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Presidente Kennedy, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, Sooretama e Vila Valério.
Risco Moderado:
Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Anchieta, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Conceição da Barra, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Fundão, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muqui, Pancas, Pinheiros, Piúma, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São José do Calçado, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Viana, Vila Velha e Vitória.
Risco baixo:
Alfredo Chaves, Apiacá, Atílio Vivacqua, Brejetuba, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jaguaré, Laranja da Terra, Muniz Freire, Pedro Canário, Ponto Belo, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vila Pavão.