Em pronunciamento via internet na tarde desta sexta-feira (04), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apresentou o novo Mapa de Risco para o coronavírus, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (7).
De acordo com o mapa, Vitória e Serra entraram para o Risco Baixo. Essas são as primeiras cidades da Grande Vitória a compor o quadro desde o início da pandemia. Com a classificação, os estabelecimentos comerciais, shoppings, bares e restaurantes nos dois municípios não têm mais restrição e podem funcionar normalmente.
Já São Mateus, continua com Risco Alto ao lado do município de Ibatiba. Piúma deixa a classificação de Risco Alto e passa para o Risco Moderado.
Durante a transmissão, o governador lembrou que a média móvel de mortes tem caído lentamente no Estado e que a taxa de transmissão também está com níveis um pouco mais baixos. Casagrande reforçou ainda que o Estado tem atualmente 54% de ocupação de leitos, mas afirmou que os cuidados devem continuar.
Educação
O governador informou que o Estado tem interesse em retomar as atividades presenciais nas escolas a partir de outubro. Segundo Casagrande, o primeiro grupo a retornar seria o Ensino Médio, seguindo todos os protocolos já divulgados em portaria da Secretaria de Educação do Estado e Secretaria da Saúde.
Casagrande também reforçou a medida já divulgada anteriormente, que liberou a retomada do ensino superior a partir do dia 14 de setembro.
O secretário de Educação, Vitor de Ângelo também participou da transmissão e informou que o Estado coloca, em consulta pública, a partir de sábado (05), um plano de retomada das aulas presenciais da rede pública de ensino do Estado. A consulta fica aberta até o dia 14 de setembro.
O secretário reforçou que a data para o retorno das aulas ainda não foi definida. O que Estado está realizando no momento, segundo Vitor, é divulgação do planejamento de como será a retomada das aulas. O plano conta com normas sanitárias e outras questões operacionais.
Eventos
Casagrande informou ainda que a partir da próxima semana poderá anunciar flexibilizações de atividades, incluindo eventos, nas cidades que estão no grupo do Risco Baixo.
Confira a classificação de todos os municípios capixabas:
RISCO ALTO: Ibatiba e São Mateus.
RISCO MODERADO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jaguaré, Jerônimo Monteiro, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marataízes, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Piúma, Ponto Belo, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Viana, Vila Pavão, Vila Valério e Vila Velha.
RISCO BAIXO: Alegre, Alto Rio Novo, Aracruz, Atílio Vivácqua, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Divino de São Lourenço, Fundão, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Itarana, João Neiva, Marechal Floriano, Marilândia, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy, Santa Leopoldina, São Gabriel da Palha, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São José do Calçado, Serra, Venda Nova do Imigrante e Vitória.
Confira a classificação de todos os municípios capixabas: