Geral

Novo teste de balneabilidade em Vitória indica 17 pontos próprios para banho

Na última semana, todas as praias da capital foram consideradas impróprias para banho, por causa do excesso de chuva

Praia de Camburi
Praia de Camburi
Praia de Camburi, em Vitória Foto: André Sobral

Após ter todas as praias consideradas impróprias para banho na última semana por causa do excesso de chuva, o município de Vitória já conta com 17 pontos próprios para banho, segundo novo teste de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (16). De acordo com a avaliação, nove pontos ainda são contraindicados para banho na capital.

Na praia de Camburi, são oito pontos próprios para banho (a partir da rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha, até a altura do viaduto Araceli, em Jardim Camburi). Também estão próprias para banho as praias da Ilha do Frade (Castanheira, Ilha do Frade e 1ª praia à direita), Ilha do Boi (Direita e Grande) e Curva da Jurema.

A mudança das classificações acontece por diversos motivos, como estiagem prolongada, chuvas e condições da maré. Na última semana, todos os pontos estavam interditados ou impróprios na capital por conta do excesso de chuvas naquele período.

Praias próprias para banho:

Ilha do Boi: Praia do Nenel e Praia Grande

Enseada do Suá: Praia de Santa Helena

Ilha do Frade: Praia da Direita, Praia das Castanheiras e Ponto 17 (R. Des. Alfredo Cabral)

Praia do Canto: Ponto 11 (80 metros antes da ponte da Ilha do Frade) e Ponto 10 (80 metros após o Iate Clube)

Jardim da Penha: Praia de Camburi

Praias impróprias para banho:

Enseada do Suá: Praia de Santa Helena (100 metros apos a ponte da Ilha do Frade), Praia do Meio (embaixo da 3ª Ponte) e Praia do Suá (ao lado da Capitania dos Portos)

Praia do Canto: Praça dos Desejos (em frente à Escola de Velas)

Interditados:

Jardim da Penha: Praia de Camburi (Canal de Camburi – 50 m após o 1º pier)

Jesus de Nazareth: Ponto 24

Santo Antônio: praia de Santo Antônio

Santa Luiza: Canal da Passagem

Diagnóstico

A média da frequência relativa de classificação “própria para banho” foi de 86,8% das medições realizadas em 2017 nas praias de Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi.

Indicação

A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.