Após ter todas as praias consideradas impróprias para banho na última semana por causa do excesso de chuva, o município de Vitória já conta com 17 pontos próprios para banho, segundo novo teste de balneabilidade divulgado nesta sexta-feira (16). De acordo com a avaliação, nove pontos ainda são contraindicados para banho na capital.
Na praia de Camburi, são oito pontos próprios para banho (a partir da rua Eugenílio Ramos, em Jardim da Penha, até a altura do viaduto Araceli, em Jardim Camburi). Também estão próprias para banho as praias da Ilha do Frade (Castanheira, Ilha do Frade e 1ª praia à direita), Ilha do Boi (Direita e Grande) e Curva da Jurema.
A mudança das classificações acontece por diversos motivos, como estiagem prolongada, chuvas e condições da maré. Na última semana, todos os pontos estavam interditados ou impróprios na capital por conta do excesso de chuvas naquele período.
Praias próprias para banho:
Ilha do Boi: Praia do Nenel e Praia Grande
Enseada do Suá: Praia de Santa Helena
Ilha do Frade: Praia da Direita, Praia das Castanheiras e Ponto 17 (R. Des. Alfredo Cabral)
Praia do Canto: Ponto 11 (80 metros antes da ponte da Ilha do Frade) e Ponto 10 (80 metros após o Iate Clube)
Jardim da Penha: Praia de Camburi
Praias impróprias para banho:
Enseada do Suá: Praia de Santa Helena (100 metros apos a ponte da Ilha do Frade), Praia do Meio (embaixo da 3ª Ponte) e Praia do Suá (ao lado da Capitania dos Portos)
Praia do Canto: Praça dos Desejos (em frente à Escola de Velas)
Interditados:
Jardim da Penha: Praia de Camburi (Canal de Camburi – 50 m após o 1º pier)
Jesus de Nazareth: Ponto 24
Santo Antônio: praia de Santo Antônio
Santa Luiza: Canal da Passagem
Diagnóstico
A média da frequência relativa de classificação “própria para banho” foi de 86,8% das medições realizadas em 2017 nas praias de Camburi, Curva da Jurema, Ilha do Frade e Ilha do Boi.
Indicação
A balneabilidade é a indicação da qualidade das águas destinadas à recreação de contato direto e prolongado, como natação, mergulho e lazer. É realizada semanalmente, por meio da coleta de amostras de águas em 26 pontos da capital e análise laboratorial para a avaliação do indicador coliformes termotolerantes.