Após dois meses do início dos testes, mais três ônibus receberão catracas altas para dar continuidade aos experimentos da Companhia Estadual de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV). O objetivo é evitar que usuários do Sistema Transcol pulem a roleta.
Com essa implantação, solicitada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), serão quatro veículos equipados com a roleta diferenciada; todos eles serão utilizados na Linha 715 – que liga o Terminal de Campo Grande a Campina Grande, em Cariacica. Com isso, todos os ônibus que circulam no trajeto possuirão o equipamento.
A GVBus informou que a implantação das catracas especiais ficará pronta em até 30 dias. Ainda não há previsão da conclusão dos testes.
O protótipo foi instalado em um ônibus do sistema Transcol que faz a linha 661, saindo do Terminal de Itaparica em direção ao Centro de Vila Velha, no dia 11 de novembro do ano passado. Depois disso, o veículo foi transferido para outras linhas e no início do ano começou a circular em Cariacica.
Segundo a Ceturb, o equipamento foi elaborado a partir de um modelo artesanal testado há alguns anos e que foi aprimorado. A companhia informou ainda que a instalação dessas roletas, além de combater a evasão de receita, que é de cerca de R$ 100 mil mensais, ajudará na segurança de quem trabalha e usa o transporte coletivo diariamente.