Os capixabas que estão com dificuldades para efetuar o pagamento das contas de energia elétrica agora contam com novos pontos de atendimento em diversas regiões do Estado. Em Cariacica, por exemplo, são 18 pontos. No bairro Campo Grande, onde consumidores encontraram apenas um estabelecimento disponível para pagamento no início do mês, agora são dois pontos disponíveis.
Segundo a diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita Pinto, a EDP garantiu que 126 novos pontos estão sendo preparados para que já comecem a operar. Ainda de acordo com ela, para normalizar a situação, o Procon solicitou que o prazo para pagamento das contas vencidas entre os dias 03 e 19 de abril, seja prorrogado até a próxima sexta-feira (20).
“Eles nos deram a garantia que 126 novos pontos estão sendo preparados para que comecem a operar nos próximos dias. A empresa precisa avançar nesse sentido de disponibilizar mais pontos, mas até que isso ocorra nós devemos garantir ao consumidor que ele não vai ter corte de energia elétrica e que poderá efetuar o o pagamento até dia 20”, afirmou.
Ainda de acordo com a diretora, nos pontos mais críticos, como a Expedito Garcia, em Cariacica, e Laranjeiras, na Serra, foram colocados funcionários para orientar os consumidores. “Tivemos a garantia de que a EDP não cobrará multas e juros. A gente está percebendo uma característica crítica que são nos pontos da Expedito Garcia e de Laranjeiras, então foram colocados funcionários orientando os consumidores, visando também diminuir as filas nesses locais”, destacou.
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, informou que a lista atualizada com os agentes comerciais está disponível no endereço eletrônico edp.com.br/agentesedp e pode ser consultada também por meio das Agências de Atendimento presenciais ou pelo 0800 721 0707.
Além dos locais disponíveis no site, o pagamento pode ser efetuado em correspondentes bancários e nos principais bancos, por meio do débito automático, internet banking, terminais de autoatendimento, entre outros.
Pagamento
O prazo para pagamento das faturas que venceram no período de 3 a 13, e também aquelas com vencimento entre 14 e 19 deste mês, foi prorrogado até a próxima sexta-feira (20). Segundo a EDP, não há necessidade de gerar nova fatura e o usuário poderá efetuar o pagamento na própria fatura vencida sem a cobrança de encargos (juros e multa). A medida foi tomada após a rede Banesfácil deixar de receber faturas da EDP Espírito Santo.
De acordo com a EDP, o pagamento deve ser feito nos agentes recebedores indicados pela concessionária (em algumas agências bancárias, caixa eletrônico ou aplicativo da concessionária).