Os números da violência no trânsito capixaba neste ano são alarmantes. Segundo o Detran Espírito Santo, só entre janeiro e abril de 2019, foram contabilizadas 260 mortes nas vias públicas do estado. Um aumento de 20% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 215 óbitos.
Na terça-feira (2), mais uma morte foi registrada. Desta vez, o acidente grave envolveu uma moto e dois ônibus, Na Rodovia do Sol, em Vila Velha. Uma mulher que estava na garupa da moto caiu e foi parar debaixo de um coletivo. Segundo testemunhas, a motocicleta em que ela estava trafegava em alta velocidade. O condutor da moto ficou ferido e foi encaminhado para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, em Vitória.
E infelizmente, as tristes histórias se multiplicam. Como foi o caso da família de Viana, que voltava de férias, e no último dia 10 de junho acabaram morrendo. Três pessoas que estavam num carro faleceram na hora, num grave acidente na BR 101, na Serra. O veículo foi atingido por uma carreta que carregava um bloco de granito. Uma criança de 11 anos que sobreviveu ao impacto da batida, dias depois de ficar internada no Hospital Infantil, teve morte cerebral. O motorista da carreta, Rodrigo Girard de 27 anos, está preso, acusado de triplo homicídio com dolo eventual e tentativa de homicídio doloso.
Outro caso marcante foi a morte do casal Brunielly da Silva, de 17 anos e Kelvin Gonçalves, de 23 anos. Eles foram atingidos por dois carros que praticavam um rancha sobre a Terceira Ponte. Os condutores dos veículos, Ivomar Rodrigues Gomes Junior, de 34 anos, e Oswaldo Venturini Neto, de 22 anos, passaram a ser considerados réus por provocarem o acidente.
* Com informações da repórter Renata Zacaroni, da TV Vitória / Record TV