Geral

Calor vai dar uma trégua? Veja a previsão para o outono no ES

O outono marca um período de transição para o inverno. Os dias são mais curtos e a incidência da radiação solar é menor

Foto: Luana Mattos/internauta

Após uma onda de calor no Espírito Santo que marcou o fim do verão, o outono, iniciado na quarta-feira (20), já trouxe um ar fresco aos capixabas. No entanto, de acordo com a Climatempo, as temperaturas continuarão acima da média para a estação. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O outono marca um período de transição para o inverno. Os dias são mais curtos e a incidência da radiação solar é menor. Naturalmente, as temperaturas já são menores do que as registradas no verão.

Ou seja, não vai fazer tanto calor como nos últimos dias. No entanto, para as características da temperatura do período outonal, as temperaturas ficarão acima da média, segundo a empresa de meteorologia. Isso se deve, principalmente, aos efeitos do El Niño que serão sentidos durante a estação.

“O El Niño continua enfraquecendo e o término deste evento deve ocorrer em abril. Assim, no decorrer do outono, entraremos no período de neutralidade no oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru. Isso significa que não teremos a atuação nem do El Niño, nem da La Niña. Mesmo assim, algum efeito do El Niño ainda será sentido até o fim do outono”, explica a Climatempo.

Um dos efeitos desta mudança de padrão para La Niña é a tendência de aumento da entrada de massas de ar frio já no final do outono, especialmente no Sul do Brasil. Mas no fim do outono, o ar frio já estará influenciando áreas do Sudeste, como o sul e o leste do estado de São Paulo.

Quanto à chuva, é esperado que aconteça em menor intensidade. Como o Brasil é um país majoritariamente tropical e as estações são bem definidas, o outono marca um mês de transição para o período seco. Então, gradativamente, a chuva vai reduzindo, assim como as temperaturas.

Depois da onda de calor… Vem a frente fria?

Segundo a Climatempo, sim. Mas a passagem de frente fria não será continental e não causará mudanças acentuadas na temperatura. Mas, há expectativa de passagem de 3 a 4 frentes frias durante o outono no Sul e Sudeste do Brasil de forma oceânica.

LEIA TAMBÉM: Luz no mar: entenda fenômeno que surpreende banhistas em praias de Vitória