No Dia Nacional do Escritor que será comemorado no próximo sábado (25), a melhor homenagem a esses profissionais é investir na formação de leitores. O diretor pedagógico dá dicas de como incentivar o hábito desde a infância.
Que tamanho desperdício seriam nomes como Machado de Assis, Monteiro Lobato, Clarice Lispector, Jorge Amado, Cecília Meireles, entre tantos, sem os leitores que fazem do hábito um estilo de vida, um meio de aprendizagem e até uma companhia! Ler, além de paixão para muitos, é fundamental para a formação do cidadão. Por isso, despertar esse interesse desde a infância é importante e possível. O diretor pedagógico do Centro Educacional Leonardo Da Vinci, Mário Broetto, dá dicas sobre como tornar a leitura uma prática diária e cercada de entusiasmo.
A primeira medida, de acordo com Mário, é apostar na onipresença da leitura. “Livros precisam estar acessíveis, pois o contato atrai a curiosidade. No Da Vinci, os acervos ficam descentralizados. Cada sala da Educação Infantil tem uma minibiblioteca voltada para a faixa etária. Também temos as caixas de textos e estantes nas áreas de convivência do Ensino Fundamental I. Já no prédio dos Ensinos Fundamental II e Médio, são disponibilizadas revistas da semana, jornais diários, murais informativos e bibliotecas abertas onde o aluno lê ou pega emprestado o que desejar. Esses espaços de leitura podem ser criados em casa também”, sugere.
Outra estratégia utilizada na escola é a criação de grupos de leitura para troca e discussão sobre livros e a realização do chamado amigo-livro. “O mesmo pode ser feito entre amigos do condomínio ou primos durante todo o ano ou em datas comemorativas, como o Natal. Ensinar os filhos a presentear com livros também é uma forma de valorizar a literatura e estimular que a roda de amigos próximos tenha o hábito de ler”, comenta.
O diretor lembra ainda que as crianças aprendem pelo exemplo. Portanto, ver os pais lendo em casa ou lançando mão de um livro para passar o tempo durante uma viagem, por exemplo, é um grande incentivo. “Assim como fazemos na escola quando aliamos a leitura a outros projetos pedagógicos, no ambiente familiar também é possível estimular que as crianças encenem as histórias ou que adolescentes leiam os livros após assistirem os filmes baseados neles. Tudo isso renderá bons bate-papos em família, aumentará os vínculos e momentos de integração e ainda incrementará o desejo de sempre criar novos repertórios, lendo mais e mais”, aposta Mário.