Para entender melhor como é feita a medição da chuva, é importante saber que a chuva é medida em milímetros (mm). Com isso, é utilizado um equipamento chamado pluviômetro, que mede a quantidade de precipitação pluvial em milímetros.
O pluviômetro, é um coletor de água de precipitação, com uma área de coleta em diferentes pontos de uma região. A chuva é coletada dentro de um recipiente cilíndrico marcado milimetricamente, armazenada e depois medida.
> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A escolha por uso dos milímetros foi uma decisão tomada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) para facilitar o processo de contagem.
De acordo com o Inmet, a escolha do milímetro, ocorreu por razões práticas, onde uma lâmina de 1mm de espessura, corresponde a distribuição uniforme de 1 litro de água numa superfície plana, horizontal de um metro quadrado.
O volume de chuva é calculado em mm por metro quadrado (m²). Quer dizer, em uma área de 1m por 1m, 1 litro (L) de água irá subir 1mm.
Podemos considerar que 1 mm de chuva é o mesmo que 1L de água em 1m². Por exemplo, se uma região choveu 100 mm significa que em uma área de 1m² houve uma precipitação de 100 litros por cada M². Entenda:
Como se ler a medida no pluviômetro?
Segundo o Manual de Observação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a análise do pluviômetro resume-se em recolher cuidadosamente, à hora regulamentar, toda a água encontrada no seu recipiente, empregando-se sempre provetas adequadas. A proveta de 7mm servirá para as pequenas quantidades, enquanto a proveta de 25mm para grandes quantidades.