Você que tem um cãozinho de estimação em casa, já percebeu que ele também faz barulhos de ronco? Especialistas destacam que o ruído nem sempre pode ser um sinal de tranquilidade e saúde. Por conta disso, o jornal Folha Vitória buscou saber se esse comportamento é normal, ou se é necessário buscar ajuda de um profissional.
De acordo com o médico veterinário, Alexander Tanure, diversos são os motivos que podem levar o animalzinho a emissão deste barulho, que por muitas vezes parece ser até engraçado mas devem ser observados. O médico alerta, que vê-lo numa situação como essa, nem sempre pode significar uma noite de sono bem dormida.
“O dono deve ficar atento, pois este barulho pode ser uma alerta de problemas alérgicos, de obstrução nasal, obesidade, problemas dentários, alto consumo de medicamentos, entre outras doenças que podem agravar a saúde do animal”, explicou.
Para o especialista, o barulho também pode ser uma caraterística da raça. ” O pug por exemplo, por ter um focinho curto, é natural que eles tenham maior dificuldade de respiração. O que deve ser observado diariamente. Se por ventura se tratar de um problema respiratório, o dono deve procurar um especialista para avaliar o caso”, explicou.
Ruídos ‘bem barulhentos’
A dentista Jessyka Bindaco, de 28 anos, contou que passou a flagrar vídeos de momentos do sono do cãozinho, da raça Pug, depois que percebeu os barulhos emitidos por ele.
“Ele tem só um ano e meio, ainda é um bebê. É muito dócil! Mas realiza barulhos assustadores quando está dormindo. Parecem roncos de uma pessoa. Tenho até medo do que os vizinhos devem pensar”, contou com risos.
Pug
Para o veterinário, no caso da raça pug, que possui o focinho pequeno, o animal já possui uma certa dificuldade de respiração, fazendo com que os barulhos emitidos sejam ainda mais fortes.
“Outro dia brinquei com uma cliente que levou o pet em meu consultório. Perguntei se ela não tinha problemas com ruídos de ronco, afinal a raça pug é uma das mais barulhentas, apesar de lindo e dócil.”, contou.