Geral

OAB realiza pesquisa para conhecer melhor peculiaridades da profissão

Questionário com 42 perguntas sobre diversos aspectos do exercício da advocacia já está disponível para 1,3 milhão de profissionais no país

A Ordem dos Advogados do Brasil está realizando a pesquisa Perfil ADV, com o objetivo de identificar dificuldades, peculiaridades e características regionais do exercício da profissão. Esse primeiro estudo demográfico da advocacia brasileira é uma iniciativa do Conselho Federal da OAB e pretende alcançar profissionais de todo o país.

Foto: Reprodução/Freepik

Para participar, é necessário acessar a página da pesquisa e responder ao questionário. A conclusão do processo leva apenas 15 minutos.

A participação permitirá à OAB a elaboração e manutenção de iniciativas mais efetivas para a advocacia, como ações de defesa de prerrogativas e honorários e criação de mais salas de apoio, entre outras.

“A advocacia do Espírito Santo não pode ficar de fora. É por meio das respostas que poderemos criar novas iniciativas da Ordem, de uma forma cada vez mais assertiva. Queremos ouvir os advogados para melhor atendê-los”, destacou o presidente da Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho.

Além do perfil sociodemográfico e do foco na atuação profissional, foram incluídas perguntas sobre saúde, uso da tecnologia e prerrogativas e honorários. 

O questionário é aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), por meio de plataforma digital. 

Após a conclusão da pesquisa, a OAB sistematizará a coleta de dados para a apresentação dos resultados. Todo o processo obedecerá às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o intuito de obter e fornecer amostragem demográfica fidedigna da advocacia brasileira.

>> LEIA TAMBÉM: OAB-ES promove concurso de poemas sobre inteligência artificial