As obras de contenção no trecho da Avenida Vitória, conhecido como “Curva do Saldanha”, no bairro Forte São João, foram concluídas na última sexta-feira (18), de acordo com a Prefeitura de Vitória. Com a conclusão dos trabalhos, o tráfego de veículos deverá ser liberado nas seis faixas até o dia 30 de julho.
As intervenções começaram no início do ano para reparar os danos causados pelas fortes chuvas de dezembro do ano passado, quando um deslizamento de terra, rochas e vegetação invadiu uma faixa de tráfego da via, sem vítimas. O trabalho estava previsto para terminar em cinco meses.
O deslizamento aconteceu no dia 18 de dezembro e parte da via foi isolada para evitar novos incidentes. Segundo a prefeitura, como o solo estava encharcado, a chuva continuava e era alto o risco de novos deslizamentos, os trabalhos iniciais de limpeza da encosta e retirada da vegetação foram cuidadosos. Um técnico do Rio de Janeiro também esteve no local para avaliar a encosta.
Ainda de acordo com a prefeitura, houve necessidade de uma vistoria preliminar para garantir a segurança dos garis alpinistas na limpeza da encosta. Um engenheiro especialista em contenção de encostas fez uma segunda vistoria e elaborou o projeto de como a obra deveria ser feita para impedir novos deslizamentos.
A encosta foi recoberta com 2,6 mil metros quadrados de uma malha de aço e presa na rocha com 600 grampos, alguns com até 5 metros de comprimento. As rochas maiores receberam um apoio em concreto, tecnicamente conhecido como contraforte, que impede de a rocha rolar encosta abaixo em caso de intensas chuvas.
“Durante a obra, havia risco de novos deslizamentos, e a vida dos operários e das pessoas que transitam pela avenida está em primeiro lugar. Todas as etapas da intervenção foram realizadas, seguindo à risca todas as recomendações de segurança que uma obra desta complexidade exige”, disse o secretário municipal de Obras, Zacarias Carraretto.
Trânsito
Durante as obras, a Avenida Vitória, que originalmente tem três faixas em cada sentido de tráfego, neste trecho, ficou com quatro faixas, sendo duas em cada sentido. Até o próximo dia 30 é importante que os motoristas sigam a sinalização. Vale lembrar que o limite de velocidade nesse local está limitado a até 40 km/h.
Investimento
De janeiro de 2013 até os dias atuais, foram investidos R$ 23 milhões em 40 obras de contenção de encostas, beneficiando diversos bairros da cidade. Outras 51 intervenções estão previstas para iniciarem tão logo os projetos sejam concluídos e encaminhados para licitação.