A ciclovia da Terceira Ponte, que realiza a ligação entre os municípios de Vitória e Vila Velha, ganhou uma nova data para inauguração. A previsão do governo do Estado é que, entre 30 e 40 dias, as obras sejam concluídas e entregues à população capixaba.
Uma visita técnica foi realizada no local nesta quinta-feira (18). A ação contou com representantes do governo do Estado, Assembleia Legislativa (Ales) e do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea-ES).
Estão previstas mudanças no orçamento das obras, que inicialmente estava orçada em R$ 127 milhões. Entretanto, segundo o presidente da Comissão de Infraestrutura da Ales, deputado Alexandre Xambinho (PSC), a previsão é que ela custe cerca de R$ 180 milhões.
“A obra não teve um aumento exorbitante, mas, sim, dentro do padrão, que ocorreu na repactuação devido à pandemia que ocorreu no Brasil e no mundo”, considerou.
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Por enquanto, os ciclistas que querem fazer o percurso só conseguem pelo Bike GV, um ônibus adaptado para levar ciclistas. Mesmo após a inauguração, o sistema de transporte continuará funcionando. Bicicletas elétricas poderão passar, mas patinetes e scooters não poderão utilizar a ciclovia.
Apesar da ciclovia estar finalizada, os trabalhos de retirada das contenções antigas continuam. Também haverá ampliação para três faixas em cada sentido da ponte, o que aumentará a capacidade de tráfego em 40%.
O especialista em trânsito, Greg Repsold, no entanto, teme que as pistas fiquem mais estreitas e exijam atenção redobrada do motorista.
“Não vai dar para fazer aquela travessia correndo como algumas pessoas gostam de fazer, indo acima dos 80 km/h e freia só quando está próximo ao radar. Isso não vai mais ser possível. O cuidado também deve ser observado pelos motociclistas porque com esse estreitamento, ficará muito perigoso fazer o corredor de motos, mesmo no horário de rush”, disse.
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O trânsito lento, principalmente nos horários de pico, deve continuar. “Essa obra não vai resolver o problema de horário de pico. A quantidade de faixas disponíveis para veículos particulares vai permanecer a mesma. Inclusive a velocidade média na ponte vai diminuir. A grande vantagem dessa obra é para quem utiliza transporte público porque não vão mais ficar no mesmo trânsito que o dos veículos particulares”, compara.
Ao todo, 250 pessoas trabalham nas etapas de conclusão da obra. O mirante, localizado na parte mais alta da Terceira Ponte, fica a 75 metros de altura e já está concluído. A inauguração dos quatro quilômetros da obra ficou para o final de junho.
A ciclovia começou a ser construída em julho de 2021 e a conclusão foi adiada ao menos três vezes. Outras obras importantes de mobilidade também tiveram a inauguração atrasada.
Nesta semana, o governo do Estado anunciou uma nova data para início de operações do aquaviário: ficou para junho. É o quinto adiamento.
O viaduto de Carapina também será concluído além do prazo previsto inicialmente. Passou de dezembro de 2022, para junho deste ano.
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, justificou as mudanças no cronograma.
“São obras que estão acontecendo dentro de um prazo razoável. Elas não foram paralisadas em momento algum. Todas estão dentro do prazo contratual de vigência e que vamos entregar. Claro, dependemos um pouco das condições do tempo”, explicou.
Com informações do repórter Lucas Pisa, da TV Vitória/RecordTV