O bairro Independência e o centro de Cachoeiro terão sistema de esgotamento sanitário modernizado pela BRK Ambiental. Serão substituídos, até março do ano que vem, mais de 2.600 metros de redes, com um investimento de R$ 1,4 milhão na melhoria dos serviços.
No bairro Independência, as obras de melhorias estão sendo realizadas na rua Padre Mello, que compreenderão a substituição de 80 metros de rede de esgoto; na rua Felippe Moyses, 69 metros; e na rua Moreira, 546 metros. A previsão de término dessas três frentes de obras da BRK Ambiental é dia 13 de outubro.
No Centro da cidade, já foi concluída, em agosto, a troca de 45 metros de redes de esgoto na rua 25 de Março. Outros 300 metros de extensão estão sendo substituídos na avenida Beira Rio, cujas obras serão finalizadas até o final de outubro. Ainda no Centro, no entorno da Praça de Fátima, a obra prevê a troca de 1.580 metros de redes de esgoto, que estão previstos para serem concluídos em março de 2018.
O engenheiro da BRK Ambiental, Felipe Silveira, ressaltou que as obras vêm sendo realizadas dentro do cronograma estabelecido, mas que, pode haver alteração em função de chuva, trânsito e outras interferências.
A BRK Ambiental realiza investimentos contínuos nos sistemas de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim. Atualmente, 99,60% da população urbana recebe água de qualidade. A disponibilidade do sistema de esgotamento sanitário é de 98,06%, evitando a poluição do Rio Itapemirim e dos córregos.
Para o avanço no tratamento do esgoto, a população pode contribuir regularizando a ligação de seu imóvel à rede coletora disponível. A concessionária, sempre que identifica possíveis pontos de lançamento irregular de esgoto, busca orientar a regularização junto aos moradores dos imóveis, bem como se coloca à disposição da população para instrução técnica.