Geral

Obras de reurbanização da Orla do Canal de Guarapari são concluídas

O Governo do Estado investiu, aproximadamente, R$ 45 milhões nas obras

Obras de reurbanização da Orla do Canal de Guarapari são concluídas
A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Paulo Hartung

As obras de reurbanização da Orla do Canal de Guarapari foram concluídas. Uma cerimonia foi realizada no município nesta quarta-feira (26) para simbolizar a entrega da obra, concluída pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES). A cerimônia de entrega contou com a presença do governador Paulo Hartung.

Os trabalhos finais se concentraram no lado da rua Joaquim Augusto de Castro. Além de calçada-cidadã, guarda-corpo metálico e iluminação, foi construído o novo cais para as embarcações de turismo, entre elas as conhecidas escunas. O novo cais tem 200 metros x 7 metros de dimensão e, em alguns pontos, chega a 9 metros sobre o mar.

O governador Paulo Hartung ressaltou que os investimentos no município são importantes para melhorar a qualidade de vida da população e melhor receber os turistas. Hartung ainda revelou novos investimentos em Buenos Aires, região de montanhas do município.

“Estou muito feliz em inaugurar este que é o cartão de visita de Guarapari e do nosso Estado. Temos outro anúncio que é, após o término do processo eleitoral, atender ao projeto apresentado pelo município para fazermos mais de 20 km em estradas no formato do Programa Caminhos do Campo. Será uma obra que irá conectar o turismo da região de mar e Montanha em nossa querida Guarapari”, anunciou.

O DER-ES já havia concluído as obras na altura da avenida Pedro Ramos, antes uma via estreita, e que agora tem três pistas e nova sinalização, além de novo abrigo de ônibus, lixeiras, ciclovia (com 700 metros), iluminação, vagas de estacionamento e banheiros. Um novo cais para as embarcações de pesca também foi construído, assim como um posto para a Polícia Militar e outro para o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos (Iema).

O diretor-geral do DER-ES, Gustavo Perin, ressalta que a nova orla do Canal vai trazer benefícios diretos para duas atividades econômicas fundamentais para Guarapari. “A nova orla já está potencializando a atividade pesqueira do município. No verão, será o novo cartão-postal da cidade, que reforça a vocação para o turismo que Guarapari tem”, diz.

O Governo do Estado investiu, aproximadamente, R$ 45 milhões nas obras. 

Principado de Mônaco

Durante uma das etapas das obras, o prefeito de Guarapari, Edson Magalhães, comentou que a finalização do projeto daria aos moradores da cidade uma espécie de Principado de Mônaco, considerado um pequeno país europeu.

“Nós já temos um pré-projeto da construção das marinas. Aqui onde, hoje, é o Bakoka’s, nós temos como projeto um shopping náutico e uma passagem no subsolo da Rua da Marinha para a Praia do Morro, para melhorar o sistema viário e, evidentemente, nós vamos ter um Principado de Mônaco aqui”, revelou o prefeito na ocasião.