As obras do novo mergulhão no cruzamento das Avenidas Dante Michelini e Norte-Sul, em Jardim Camburi, em Vitória, que pretendem desafogar o trânsito no local, podem sair do papel em junho.
Para que isso aconteça, de acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços de Vitória, Gustavo Perin, é necessário o término de um procedimento administrativo e também que não haja nenhuma interposição de medida judicial.
De acordo com o secretário, a expectativa é de que até o mês que vem, a análise de recursos seja finalizada e, então, a empresa vencedora seja anunciada.
“Nossa expectativa é de que até meados de fevereiro, a gente consiga encerrar essa fase e anunciar a empresa que venceu esta etapa administrativa e não havendo nenhuma interposição judicial, entendemos que até o mês de março daremos a ordem de serviço”, disse.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Isso acontece porque em 23 de dezembro, o processo licitatório foi iniciado para seleção da empresa que se tornaria responsável pelas obras. Ao todo, 8 companhias participaram da licitação.
Uma empresa foi selecionada dentre as demais por cumprir critérios técnicos e financeiros para executar a obra. Acontece que a segunda colocada entrou com um pedido de recurso, que, no momento, é analisado pela secretaria.
“Essa é a uma obra em que fizemos a contratação de forma integrada, o que significa que contratamos o projeto e a obra em um único rito. Para os projetos básicos, a empresa tem 6 meses para apresentá-los. Assim que aprovarmos a etapa de projetos, fazemos um planejamento e acredito que até junho já temos todo o projeto base”, afirmou Perin.
Tempo de percurso será reduzido para 10 segundos
A obra está orçada em R$ 92,2 milhões e pretende encurtar o percurso de motoristas de 88 segundos para 10 segundos na via, trajeto que, segundo o secretário, pode chegar até a 20 minutos de engarrafamento durante os horários de pico.
O secretário esclarece que a obra deve começar na descida da Rodovia Norte-Sul. Por ali, serão instaladas duas novas pistas, que serão utilizadas para desafogar o trânsito na Dante Michelini.
“Temos o planejamento de começar pela descida da Norte-Sul, fazer mais duas pistas e levar o trânsito para lá. Esse seria o início para aproveitarmos a entrada da Dante Michelini. Teremos um acesso expresso sem nenhuma semaforização, o que vai facilitar o fluxo na saída da Norte-Sul”
Ainda de acordo com Perin, apesar do escoamento do tráfego pela via, a Avenida Dante Michelini continuará no mesmo nível em ambos os sentidos.
O que acontecerá será que os motoristas que trafegam pela Avenida Norte-Sul, no momento que cruzarem a Dante Michelini, na Praia de Camburi, poderão seguir por uma via mais à direita, para trafegarem no sentido do Centro de Vitória.
Também será presente uma segunda via, que passará pelo mergulhão no sentido Vitória. Com ela, haverá um retorno para o bairro de Jardim Camburi.
A empresa que vencer a licitação para executar as obras de construção do mergulhão deverá se planejar para causar o mínimo de impacto para a população durante a realização do serviço.
Também não poderá haver a interrupção de qualquer serviço público sob concessão, como o abastecimento de água, energia, gás, serviço de fibra ótica, internet, telefone, entre outros.
Leia Também: Mergulhão em Jardim Camburi: obra deve começar em dezembro e durar mais de 2 anos